THE END: Exército dos EUA deixa o Afeganistão e encerra 20 anos de ocupação

Avião militar americano sobrevoa combatentes do Talibã no aeroporto de Cabul. 29/08/2021 Marcus Yam/Los Angeles Times/Getty Images 

Da   Redação

O último vôo militar dos Estados Unidos deixou Cabul, capital do Afeganistão, na tarde desta segunda-feira, 30, encerrando a mais longa e cara da guerra da história americana, que durou 20 anos e custou 2 trilhões de dólares.

Estou aqui para anunciar o término de nossa missão no Afeganistão. O último C-17 decolou às 15h29”, disse o general Kenneth McKenzie.

Os EUA evacuaram de Cabul 79.000 pessoas, incluindo 6.000 cidadãos americanos, desde 14 de agosto.

“A retirada desta noite significa o fim do componente militar da evacuação, mas também o fim da missão de quase 20 anos que começou no Afeganistão logo após 11 de setembro de 2001”, disse o general.

“É uma missão que levou Osama bin Laden à Justiça junto com muitos de seus co-conspiradores da Al Qaeda. O custo foi 2.461 militares e civis mortos e mais de 20.000 feridos. Infelizmente, isso inclui 13 militares americanos mortos na semana passada por um homem-bomba do Estado Islâmico-K", acrescentou. 

A evacuação americana começou uma dia antes da tomada de Cabul pelo Talibã. O prazo final é no dia 31 de agosto. O governo Biden se comprometeu a continuar ajudando as pessoas a deixar o Afeganistão, mesmo depois do fim da retirada.

Todos os militares americanos estão agora fora do Afeganistão. Posso dizer isso com certeza absoluta ”, disse McKenzie.

Depois que o avião partiu, os combatentes do Talibã comemoraram com disparos de armas para o ar.

A segunda-feira também foi marcada por indignação na capital afegã. Um ataque americano contra alvos do Estado Islâmico matou também civis – entre eles ao menos seis crianças.

A ofensiva aconteceu no domingo, 29, e tinha como objetivo um veículo no qual supostamente viajavam membros do grupo terrorista.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS