NOTÍCIAS INTENACIONAIS: Explosão de mina terrestre mata 16 civis na região central do Mali- Mortes aconteceram em Gao, região central de Mali cercada por grupos extremistas ligados à Al-Qaeda

Veículo destruído após explosão de mina terrestre em Gao, Mali, maio de 2021 (Foto: Reprodução/Twitter/ Afropages)


Da redação
Por: Taciano Medrado

A explosão de uma mina terrestre matou 16 civis nesta quinta (20), na rodovia de acesso à cidade de Gao, na região central do Mali. O grupo estava em uma van a caminho de uma feira na vila de Ntillit, a 80 quilômetros de Gao, disse um familiar à AFP. Três feridos estão em estado grave. As informações são do site de noticias internacionais A Referência.

Gao é cercada por extremistas ligados à Al-Qaeda. Ataques a civis e soldados malineses, franceses e de missões de paz são regulares na área, disse o porta-voz do exército Souleymane Dembele à Reuters.

Nenhum grupo reivindicou a explosão até o momento. No dia 8, outra mina terrestre matou duas pessoas perto de Tessalit, no norte do país africano. Um dia antes, três soldados foram mortos em uma explosão a bomba perto de Hombori, na região central.

As minas terrestres mataram 76 pessoas e feriram 287 no Mali só em 2020. A tendência é que o número de vítimas por esses dispositivos seja maior em 2021.

insurgência jihadista no Mali começou em 2012, quando grupos extremistas sequestraram um levante de separatistas tuaregues na parte norte. Desde então, a violência se espalhou para o centro do país e para os vizinhos Burkina Faso e Níger.

A tríplice fronteira entre os países, centrada em Tillabéri, é o atual epicentro da insurgência jihadista do Sahel africano, apesar da resposta militar internacional.

Os ataques já despertaram a violência interétnica na região, que vive o agravamento da pobreza. A dificuldade de acesso da assistência humanitária forçou o deslocamento de milhares de pessoas.


Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificaçã

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem