EVENTO: Blitz Educativa marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes em Juazeiro

 


 

   

Da redação
Por:  Taciano Medrado

Uma ação simultânea, promovida pelas prefeituras de Juazeiro e Petrolina, marcou, nesta terça-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na cidade baiana, com a presença da prefeita Suzana Ramos, do vice Leonardo Bandeira e com a participação da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) adesivou carros e orientou a população na descida da ponte Presidente Dutra.

“As crianças e adolescentes são o nosso futuro e é dever de cada cidadão protegê-los. De janeiro a abril de 2021 tivemos o dobro de casos de abusos registrados no mesmo período de 2020. Essa é uma situação que não podemos aceitar. Por isso, peço a todos que fiquem atentos às nossas crianças para garantir a sua segurança”, disse a prefeita durante a ação. De janeiro a abril deste ano, Juazeiro registrou 11 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Na blitz, a equipe da SEDES também informou os contatos da rede de proteção à infância. “É importante não só que a população saiba identificar os abusos, mas também saiba onde denunciar para que a gente possa quebrar o ciclo de violência e cuidar dessas crianças”, declarou a superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Laíse Macêdo.

Denúncias

As denúncias podem ser realizadas através do Disque Direitos Humanos (Disque 100), da Polícia Militar (190), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (74 3612-1632) e Conselho Tutelar (74 8819-2748).

18 de maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, no Espírito Santo, quando tinha apenas 8 anos.

Programação

A programação em alusão ao dia 18 de maio continua nesta quarta-feira (19) com abordagem social especializada em diversos pontos da cidade e com a exibição de uma intervenção artística no canal da Prefeitura de Juazeiro no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCqr1ApNvlkko89bhpI04qRA/featured), às 19h.

17 a 28.05 – Abordagem Social Especializada;

17.05 – Debate na rádio Grande Rio FM, com representantes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Juazeiro e Petrolina;

18.05 – 8h – Blitz Educativa – A ação vai acontecer simultaneamente nas descidas da Ponte Presidente Dutra em Juazeiro e Petrolina;

18.05 – Debate na rádio Cidade (Juazeiro), com representantes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de Juazeiro e Petrolina;

19.05 – Exibição de Intervenção Artística no canal da prefeitura de Juazeiro no YouTube, às 19h.

21.05 – Live: Vamos falar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes?

Dr. Francisco Pereira de Morais, juiz da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro

Transmissão pelo canal da Prefeitura de Juazeiro no YouTube, às 19h

 

Texto: Eneida Trindade – Assessora de Imprensa da SEDES

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem