Prefeitura de Juazeiro participa de evento virtual para discutir retomada de ferrovia que corta o município


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Representando a Prefeitura de Juazeiro, o titular da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Carlos Neiva, participou esta semana de um evento virtual promovido pela Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) e pela Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM). Gratuito, o webinar tinha como objetivo, debater o cenário do modal ferroviário no Estado, suas transformações e mudanças futuras.

Intitulado “A Bahia nos Trilhos”, o painel teve a participação de Paulo Roberto Batista Villa, diretor executivo da Usuport, Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM, Waldeck Ornelas, especialista em desenvolvimento urbano e regional, Carlos Neiva, secretário da ADEAP e Bernardo Figueiredo, especialista em ferrovias. O evento foi pensado para ampliar a discussão sobre o futuro ferroviário de cargas, bem como a infraestrutura e a regulação desses transportes, podendo ser acessado por meio deste link https://bit.ly/3wYmXbA.

O debate permeou por dois pontos relevantes para o setor, que é a proposta do Ministério de Infraestrutura pela renovação antecipada da concessão da malha Centro-Leste pela FCA, quando a Usuport solicitou a exclusão do corredor Minas-Bahia dessa concessão; e o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), ganho pela Bahia Mineração (BAMIN) - associada da Usuport e com início da operação prevista para 2025.

O Brasil é o nono país em rede ferroviária e a Bahia possui 20 municípios por onde passam as ferrovias. Juazeiro, por ter um diferencial competitivo, e uma localização geográfica privilegiada, foi representada pelo secretário de Desenvolvimento, Carlos Neiva, que tem uma ampla e importante visão do cenário econômico e gerador de empregos para o município.

“Em meu nome, e em nome da prefeita Suzana Ramos, gostaria de agradecer e parabenizar por esse convite para participar deste evento. Estou prestando o nosso saber fazer ao município de Juazeiro, na condição de Secretário de Desenvolvimento Econômico, por compreender que devemos dar voz aos municípios, participando das discussões, já que são os mais impactados com tudo o que acontece no Estado e na Federação. Me sinto honrado em estar aqui falando em nome de um dos municípios que a ferrovia baiana corta”, disse Neiva.

Desenvolvimento regional

Com uma exposição objetiva e técnica, Neiva destacou  a importância da retomada dessas ferrovias para o desenvolvimento regional dos municípios, fortalecendo a economia através de um importante modal para vários setores.

A necessidade de criação de um pacto político e econômico na Bahia, que busque os interesses logísticos de integração dos estados, identificou a importância de novas discussões com abrangência nacional sobre o tema.

“Estamos de braços abertos e nos somando à essa luta, que é colocar definitivamente, a Bahia nos Trilhos. O momento é propício, existe a demanda e a disposição de investimento. Estamos no centro geométrico do nordeste e temos um potencial muito grande com a mineração aqui no norte da Bahia e é preciso avaliar a grandiosidade dessas 20 cidades para a economia”, finaliza Neiva.

Texto: Milena Pacheco – Assessora de Imprensa da ADEAP/ Ascom PMJ 

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem