No Dia Mundial da Voz, Cerpris em Juazeiro alerta sobre alterações vocais como sequela da Covid-19


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente em 16 de abril, data em que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a campanha ‘Amigos da Voz’, que em 2021 completa a sua 16ª edição com o tema “Sua voz diz muito sobre você”.

Este ano a campanha chama a atenção das pessoas para a importância dos cuidados com a voz em tempos de pandemia. A doença prejudica a voz das pessoas que evoluíram com intubação ou sequelas neurológicas, necessitando de reabilitação vocal.

Em Juazeiro, a Prefeitura oferece atendimento a esses pacientes no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), com uma equipe de multiprofissionais. “Já estamos atendendo algumas demandas de pacientes com sequelas pós-Covid. Portanto, se os pacientes tiverem um comprometimento multidisciplinar, ou seja, que necessite de intervenções multidisciplinares com fisioterapeutas e fonoaudiólogos poderão procurar o Cerpris para avaliação e melhor direcionamento do caso”, explicou a fonoaudióloga e diretora da unidade, Verônica Pesqueira.

Uso de máscaras

O uso das máscaras, segundo a fonoaudióloga, induziu as pessoas a se  esforçarem para falar, porque a máscara abafa a voz e dificulta a articulação. Além disso, novas demandas vocais e posturais surgiram com o excesso do universo on-line (aulas, palestras, reuniões, treinamentos, etc.), o que exigiu uma reorganização da integração voz e corpo para corresponder aos desafios do novo momento.

Além da Covid-19, outras doenças podem prejudicar a voz. “É importante lembrar que alterações vocais podem sinalizar a presença de doenças neurológicas (por exemplo, Doença de Parkinson), refluxo gastroesofágico ou até mesmo câncer de laringe, o que também afeta a questão da identidade vocal. Por isso, é importante estarmos atentos e conscientes das características de nossa voz”, alerta a  fonoaudióloga Verônica Pesqueira.

Texto: Maria Lima - Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem