ENSINO REMOTO: Mudanças nas regras do Google manterão qualidade de recursos pedagógicos no e-Nova


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Com as mudanças das regras do Google para uso e armazenamento do e-Nova, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoverá, a partir da próxima segunda-feira (12), algumas alterações na utilização de dados do e-mail institucional. Por meio de um processo de monitoramento, foram desenvolvidas novas regras que manterão a qualidade no uso e armazenamento de informações para recursos pedagógicos dos educadores no âmbito do ensino remoto, assim como dos usuários administrativos da sede do órgão e demais setores da Educação que utilizam a ferramenta. As informações são do site institucional da secretaria de educação do Estado da Bahia 

As novas regras determinam que todos os usuários terão o limite de 20 GB para o armazenamento de dados no e-Nova; não será permitida a integração de contas entre o email e-Nova e o email pessoal dos usuários para fins de transferência de dados, eliminando assim a transferência de arquivos pessoais para as contas e-Nova; e não serão permitidos download de filmes e armazenamento de dados pessoais nas contas e-Nova. Entre os diagnósticos fornecidos durante o monitoramento, foram identificados que apenas 887 usuários (0,08% das contas fornecidas pela SEC) estão utilizando recursos acima de 20 GB, além de serem responsáveis por ocuparem 75,72% do espaço de todas as contas e-Nova.

O assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins, falou sobre as novas regras. "Quando uma quantidade ínfima de contas é responsável pelo consumo de quase toda a capacidade de armazenamento do e-Nova, a única saída é a pactuação de novas regras, buscando não deixar o prejuízo recair sobre quem usa adequadamente a sua conta e-Nova. Ainda é bom ressaltar que, uma vez algum docente alcançar o limite de 20 GB com recursos educacionais digitais, a SEC pode viabilizar o acréscimo da capacidade do respectivo armazenamento".


Ensino Remoto 

Nas três primeiras semanas de início do ano letivo 2020/2021 na utilização dos recursos educacionais do e-Nova foram criadas 262.079 aulas e realizadas 1.282.596 postagens no Google Classroom. As atividades na plataforma Google Meet, utilizada para aulas simultâneas, chegou a 376.373 usuários do e-Nova ativos até o último dia 3 de abril.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem