PATERNIDADE REQUERIDA: Empresário pede para ser reconhecido como filho de ACM e trava inventário de ex-senador

foto arquivo internet/Google

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Filho da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima e do embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, o empresário Luiz Antônio Flecha de Lima, o Tota, pediu a suspensão do inventário do ex-senador Antônio Carlos Magalhães "ação de investigação de paternidade e petição de herança”. A informação foi publicada neste domingo (7) pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo a publicação, o processo foi aberto em 2019 e corre em segredo de Justiça na 14ª Vara de Família de Salvador. A ação relata que, em junho de 2007, ACM, então hospitalizado, revelou a Tota que era seu pai biológico. Um mês depois, o político faleceu.

Os advogados argumentam que Lúcia "teve um relacionamento afetivo" com ACM em 1974. "Como Lúcia era casada com Paulo Tarso", o menino foi registrado "como filho do casal". A embaixatriz morreu há quatro anos.

A defesa de Tota ainda sustenta que "é certo que ACM sempre teve conhecimento da sua paternidade, pois sempre dedicava carinho e atenção" a ele desde a sua infância.

A mãe evitava tratar sobre o assunto, mas, em 2017, já com problemas de saúde, e "como uma de suas últimas vontades", admitiu ao filho que ele era herdeiro do ex-senador.

De acordo com a reportagem, em junho do ano passado, ACM Júnior concordou em fazer um exame de DNA pedido por Tota.

O desfecho da história, contudo, foi adiado por conta da pandemia da Covid-19. A coleta do material para o exame de DNA só será feita após a imunização ter sido concluída no Brasil.

Finalmente, os advogados pedem ainda que, se "a paternidade post mortem de ACM" for declarada, na certidão de nascimento de Tota seja mantido também o "nome do seu pai constante no atual registro, Paulo Tarso Flecha de Lima, haja vista a relação paternal que também os une".

Paulo Flecha Lima tem 87 anos e é um diplomata brasileiro que foi secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e Embaixador do Brasil em Londres, Washington e Roma.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem