NOVO CORONAVÍRUS: União Europeia autoriza vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson, de dose única

Frascos da vacina da Johnson & Johnson contra Covid-19 Foto: Divulgação/Johnson & Johnson
Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A Agência de Medicamentos da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) recomendou nesta quinta-feira (11) a vacina da Johnson & Johnson para Covid-19, a primeira que requer uma única dose. A Comissão Europeia deu aprovação final pouco depois. As informações são do portal G1.

Essa é a quarta vacina que foi endossada pela União Europeia, depois da liberação dos produtos desenvolvidos por Pfizer e BioNTech, AstraZeneca e Universidade de Oxford e, por fim, Moderna. Outros países que já aprovaram a vacina são Estados Unidos, Canadá e Bahrein.

A recomendação é para maiores de 18 anos. A autorização é condicional, pois permite a aplicação por apenas um ano, já que não há todos os dados sobre eficiência e efeitos colaterais que geralmente são avaliados em um processo de liberação de remédio.

"Com essa opinião positiva, as autoridades da União Europeia vai ter uma nova opção para combater a pandemia e proteger as vidas e saúde de seus cidadãos", disse o diretor-executivo da EMA, Emer Cooke.

A Johnson & Johnson e a União Europeia chegaram a um acordo para a entrega de 200 milhões de doses neste ano. As primeiras 55 milhões devem ser entregues antes do fim do primeiro semestre.

Nos ensaios clínicos, feitos com 44 mil pessoas, a vacina apresentou uma eficiência de 67% depois de duas semanas da injeção, segundo a EMA.

A vacina usa a tecnologia de vetor. Ela estimula a criação de anticorpos por meio da introdução de um outro vírus, que não o Coronavírus, enfraquecido e modificado para ter algumas características do Sars-Cov-2.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem