MEC diz que manifestação política em universidades é 'imoralidade' e feri o "principio da impessoalidade" e deve ser punida

 

Foto Ifes de Vitória 

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O Ministério da Educação recomendou a universidades federais que adotem medidas para “prevenir e punir atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino"

A orientação, que está ofício encaminhado por meio da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), é baseada em uma recomendação de 2019 do procurador-chefe da República em Goiás, Ailton Benedito de Souza, que diz que manifestação política contrária ou favorável ao governo representa malferir "o princípio da impessoalidade".

Souza é o mesmo procurador que fez questionamento na Justiça à Sociedade Brasileira de Infectologia por ter desaconselhado o uso de medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19.

De acordo com o G1, a recomendação do procurador cita que caberia punição a comentário ou ato político ocorrido "no espaço físico onde funcionam os serviços públicos; bem assim, ao se utilizarem páginas eletrônicas oficiais, redes de comunicações e outros meios institucionais para promover atos dessa natureza".

Outro trecho do ofício diz que "a promoção de eventos, protestos, manifestações etc. de natureza político-partidária, contrários ou favoráveis ao governo, caracteriza imoralidade administrativa".

Em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que são inconstitucionais quaisquer atos contra liberdade de expressão e tentativas de impedir a propagação de ideologias ou pensamento dentro das universidades.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem