#FAKE NEWS: Covid-19 não é causada por bactéria e Alemanha não está desrespeitando OMS ao fazer autópsias

 



Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Segundo o site do instituto Butantan (butantan.gov.br), é fake a informação circula pelas redes sociais e grupos de Whats app, de que a Alemanha teria “violado o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde)” e passou a fazer autópsia nos mortos pelo Coronavírus. A OMS não proíbe, pelo contrário, apresenta recomendações muito claras sobre como realizar autópsias. A organização, inclusive, reforça a importância de alguns cuidados e procedimentos que devem ser tomados para não colocar em risco a vida do responsável pela análise.

Vale alertar de que esse boato começou  a circular na internet no dia 29 de Janeiro de 2021, quando foi desmentido, e agora volta "requentado" a circular novamente pelas redes sociais.

Segundo a mesma corrente, a Alemanha teria descoberto que a Covid-19 é causada por bactéria. A informação não procede, visto que o responsável pela doença é um vírus, como aponta o próprio Ministério da Saúde: “Os Coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os Coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV.”

A informação de que a bactéria causaria coagulação do sangue e trombose e que essas seriam as causas das mortes também é inverídica. Novamente, o causador da Covid-19 não é uma bactéria, mas sim um vírus. Quem contrai a doença fica suscetível a vários outros sintomas, que podem variar de pessoa para pessoa. Por esse motivo, não há um padrão e, sendo assim, não se pode afirmar que todas as mortes foram ocasionadas por coagulação sanguínea ou trombose.

O texto recomenda ainda o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e, “em primeiro lugar, aspirina”. No entanto, nenhum remédio tem comprovação de eficácia contra a Covid-19 e não é correto fazer uso desses – e outros – medicamentos sem prescrição médica. 

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem