EVENTOS: Projeto da Univasf realiza oficinas para promover saúde mental entre universitários através de atividades lúdicas


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O projeto de extensão “Erê – Vamos brincar? Promovendo saúde mental através de atividades lúdicas”, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará quatro oficinas gratuitas sobre temas relacionados a questões cognitivas e emocionais, voltadas aos estudantes de ensino superior. O objetivo da ação é construir um espaço de apoio para universitários de todo o país, através de interações em grupo e realização de atividades lúdicas, promovendo saúde mental. As inscrições para a primeira oficina estão abertas e podem ser feitas até 19 de março. Os encontros serão on-line, através da plataforma Google Meet, sempre das 17h30 às 19h.

Podem participar dos encontros discentes de qualquer curso, período e instituição. O primeiro encontro, a ser realizado na próxima sexta-feira (19), discutirá o tema “Recomeço”. Para participar, os interessados devem se inscrever através de formulário on-line. As oficinas seguintes irão dialogar sobre as temáticas “Solidão”, no dia 2 de abril; “Saudade”, no dia 16; e “Sonhos”, no dia 30 de abril. Os formulários de inscrição para as próximas oficinas serão disponibilizados ao longo das semanas no Instagram do Projeto Erê.

O professor do Colegiado de Psicologia da Univasf e orientador do projeto, Marcelo Ribeiro explica que, em cada encontro online, será realizada uma série de dinâmicas, nas quais serão promovidas brincadeiras, atividades para casa, contação de histórias de vida e reflexões. “Acreditamos que poder narras nossas vidas numa perspectiva lúdica, que pode também ser séria e, inclusive, demonstrar as dores inerentes às nossas histórias, traz desdobramentos positivos em relação à saúde mental”, afirma o docente.

Realizado desde 2014, o projeto Erê - Vamos Brincar? já desenvolveu diversos tipos de atividades voltadas a crianças, pais e responsáveis com a proposta de incluir e incentivar o lúdico e a contação de histórias no cotidiano infantil. Durante a pandemia, o projeto voltou sua atenção para investigar e promover a saúde mental no contexto acadêmico, através de atividades lúdicas. O grupo, formado por estudantes de Psicologia, sob a coordenação do professor Marcelo Ribeiro, realiza estudos e ações extensionistas com foco na integração da brincadeira e da contação de histórias e relatos, valorizando e disseminando a cultura lúdica, especialmente como ferramenta para o aumento da qualidade de vida.

 

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem