ECONOMIA: Prefeitura de Juazeiro e Aconvasf discutem integração da RedeSim para agilizar liberação de alvarás


Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

O titular da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Carlos Neiva, recebeu a comissão da Associação dos Contadores do Vale do São Francisco (Aconvasf), para discutirem sobre os principais gargalos que esses profissionais têm enfrentado na viabilidade da liberação de alvarás no município.

De acordo com Verônica Monteiro, vice-presidente da Aconvasf, do momento em que os profissionais dão entrada nos documentos, até a empresa estar totalmente legalizada, a média de tempo para se liberar um alvará chega a ser de 30 dias - um dado muito aquém da média nacional, que é para ser de 2 dias e 13 horas.

A burocracia e a extensão desses prazos, além de causarem aborrecimentos aos profissionais, atrapalham na arrecadação do município. Dentre as propostas colocadas em mesa, ficou acordada uma reunião com as demais secretarias envolvidas, para que se estreitem os laços e uma melhor comunicação.

RedeSim

Outra sugestão, foi a integração de todo o sistema atual, junto à RedeSim, que estabelece que os órgãos responsáveis por formalizar e registrar empresas estejam integrados em um mesmo portal, viabilizando com mais celeridade às emissões de inscrições, alvarás e licenças. A otimização desse sistema reduziria, em média, 80% do tempo gasto atualmente.

"Nós estamos trabalhando para racionalizar o processo. Existia uma equipe que trabalhava com o analógico, que está se desconstruindo, graças ao empenho e a compreensão da prefeita Suzana Ramos. Recompomos a equipe, identificamos os gargalos, e já estamos agindo", pontua o secretário Carlos Neiva.

Para Verônica, a abertura de um canal de comunicação entre prefeitura e associação é positiva e vai beneficiar os dois lados. "Essa porta aberta entre prefeitura e nós contadores é algo a se comemorar, porque o processo de abertura de empresa beneficia muita gente, mas a burocracia que existe hoje, atrapalha a vida do empresário, e, consequentemente, a arrecadação para o município. Nós estamos muito felizes com essa conversa. Queremos melhorar nosso dia a dia de trabalho, no sentido de desburocratizar o processo e trazer mais agilidade", finaliza.

Ascom/ADEAP

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem