LIBERTADORES DAS AMÉRICAS 2021: Time aceita vaga recusada por quatro equipes e jogará Libertadores; entenda!

Liverpool representará o Uruguai na primeira fase da Libertadores (Foto: Divulgação/Liverpool)

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

A pandemia de COVID-19 alterou significativamente o calendário do futebol no planeta. Na América do Sul, ocasionou situações, no mínimo, inusitadas. No Uruguai, por exemplo, uma vaga na Copa Libertadores de 2021 foi recusada - sim, você não leu errado - por quatro equipes e “caiu no colo” do Liverpool. Mas calma. A gente explica.

Explicações

O Uruguai terá quatro representantes na próxima Libertadores: um a partir da primeira fase, um da segunda e dois dos grupos.

O único garantido é justamente o Liverpool, que ingressará na primeira fase do torneio. O rival será a Universidad Católica, do Equador

Mas por que a vaga ficou para o Liverpool? Por que outras quatro equipes uruguaias simplesmente recusaram o convite? E mais: por que um lugar na Libertadores está sendo “oferecido”?

Por conta da pandemia de COVID-19, o futebol do país vive o calendário de 2020, e não haverá tempo hábil para definir as vagas na próxima Libertadores com os mesmos critérios adotados tradicionalmente. Afinal, o Campeonato Uruguaio ainda estará em disputa quando a competição continental começar.

Devido ao atraso no calendário, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) se viu obrigada a modificar o regulamento e definir novos parâmetros sobre a definição dos seus representantes nas competições internacionais de 2021.

A entidade resolveu que as vagas na Libertadores (e também na Copa Sul-Americana) serão preenchidas com base na “fotografia de momento” da Tabla Anual, classificação que leva em consideração o desempenho dos times nos três torneios nacionais disputados na temporada (Apertura, Intermedio e Clausura)

Tudo isso obedecendo prazos de inscrição pré-estabelecidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Exemplo: a AUF tinha até 7 de fevereiro (esse domingo) para notificar à Conmebol qual seria seu representante na primeira fase da Libertadores. A entidade uruguaia, então, convidou o primeiro colocado da Tabla Anual (Nacional) para ocupar o posto. O time, porém, recusou o chamado, já que crê ser possível conseguir um lugar na fase de grupos, a depender de resultados das próximas rodadas.

Com o ‘não’ do Nacional, a AUF convidou o segundo colocado da Tabla Anual, que é o Montevideo City Torque. A resposta também foi negativa. O mesmo aconteceu, posteriormente, com o terceiro colocado, Peñarol, e o quarto, Rentistas.

E é aí que entra o Liverpool, que ocupa a quinta posição da Tabla Anual e aceitou o chamado para jogar a Libertadores a partir da primeira fase.

A AUF tem até 21 de fevereiro para enviar à Conmebol seu representante para a segunda fase e até 11 de abril para comunicar os dois times que jogarão a Libertadores a partir da fase de grupos.


Fonte: Superesportes.com.br

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS