EVENTO CULTURAL: Festival Oitava Umbuzada +Q Sonora acontece entre os dias 6 e 13 de março com programação híbrida



Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Evento tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro

Um dos principais festivais culturais e de música independente do interior nordestino está de volta este ano com novidades. A começar pelo nome, que ganhou um “+Q” e reflete a ampliação para outros seguimentos artísticos, além da música. Com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, o festival traz, na nova versão, artes gráficas e audiovisual, com uma programação especial, sobretudo, mantendo a tradição de alta qualidade e diversidade de estilos.

A última edição do festival aconteceu em 2017 e a oitava, que estava programada para ser realizada no ano passado, foi adiada devido à pandemia da Covid-19. Este ano, finalmente, o Umbuzada + Q Sonora, volta com um novo formato, mesclado entre atividades presenciais e virtuais, ainda em função das restrições causadas pela pandemia.

Os shows presenciais abriram espaço para as Lives, com grupos e artistas regionais e nacionais de diversos estilos musicais. Serão realizadas oficinas gratuitas de stencil art e videomapping, mostra de audiovisual, Jam Session, projeção de videomapping e muito mais.

A Oitava Edição do Festival Umbuzada +Q Sonora terá a 1ªMané – Mostra de Audiovisual Nordestino - em sua programação, com trabalhos Audiovisuais(vídeo, video-arte, videoclipe, game, cinema, etc), e as inscrições já estão abertas pelo e-mail festivalumbuzadasonora@gmail.com. Haverá ainda uma tarde dedicada ao cinema realizado por mulheres nordestinas e mesas redondas online. A 1a Mané homenageia o cineasta baiano Henrique Dantas pelo conjunto da obra e exibirá trabalhos do artista, entre eles o longa “Os Filhos de João”, que tem total identificação com Juazeiro, já que o filme trata da relação entre João Gilberto, Luiz Galvão e os Novos Baianos

As atrações musicais já confirmadas são Arnaldo Antunes, Gilsons, A Trupe Poligodélica e Matingueiros, que irão se apresentar em Shows Lives no dia 13 de março a partir das 20h, exibidos pelas plataformas digitais do Festival.

Serão realizadas oficinas de Stencil Art, com Junior Rocha, e de Videomapping, com VJ Gabiru, ambas com inscrições on line e gratuitas pelo site www.umbuzadasonora.com.br.

A Oitava Edição do Festival Umbuzada +Q Sonora terá a 1ª Mané - Mostra de Audiovisual Nordestino - em sua programação, com trabalhos Audiovisuais (vídeos, video-artes, v[ideoclipes, games, etc), e as inscrições já estão abertas pelo e-mail  festivalumbuzadasonora@gmail.com. Haverá ainda uma tarde dedicada ao cinema realizado por mulheres nordestinas e mesas redondas online.

O projeto realizado pela Conspiradoria e pela Maquinário, com produção associada do Coletivo Coletânea, tem o apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi e do Governo da Bahia, através do FAZCULTURA, programa de incentivo das secretarias estaduais da Fazenda e de Cultura.

O Umbuzada Sonora acontece em Juazeiro desde 2010 e firmou-se como um dos principais festivais de música independente do interior nordestino. O festival nasceu como um evento estruturante para inserção da cena local no atual mercado nacional da música e foi incubado através de projetos anteriores da Maquinário Produções, Rede Motiva e IFEM, na Rede Conexão

Depois da terceira edição, o projeto foi selecionado pela Secretaria de Cultura da Bahia, dentro do Edital de Eventos Calendarizados 2013, o que garantiu a realização das edições de 2013 a 2017

Em 2021 o festival ganha mais um apoio financeiro, ao ser selecionado pelo edital 2019 do Oi Futuro, e volta com o novo nome UMBUZADA +Q SONORA e ampliação das linguagens do projeto.

FAZCULTURA – Criado em 1996 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o FAZCULTURA é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. Instituído pela Lei Nº 7.014/1996, o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural – Fazcultura tem como objetivo promover ações de patrocínio tendo como base renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. Além de aportar o valor autorizado do ICMS que seria pago, a empresa deve investir um percentual de recursos próprios. O Programa contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. É um mecanismo de fomento não reembolsável e o apoio é sempre concedido sob forma de recurso financeiro.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade. Há 15 anos, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também abriga o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 16 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores.

Apostando no potencial cultural, social, de público e de inovação dos festivais, o Oi Futuro vem impulsionando festivais de diversas linguagens artísticas em todas as regiões do Brasil. Em 2020, 23 festivais foram apoiados pelo instituto por meio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e do Programa Pontes, desenvolvido em parceria com o British Council.

Programação:

06 e 07/03 – OFICINA DE STENCIL ART – com JUNIOR ROCHA - Espaço Cultural Matingueiros e Online

10, 11 e 12/03 – MANÉ – Youtube festivalumbuzadasonora

10, 11 e 12/03 – OFICINA DE VIDEOMAPPING – com VJ GABIRU – Online

12/03 – 20h00 - JAM SESSION E ENCERRAMENTO DA MANÉ - Youtube festivalumbuzadasonora

12/03 – 20h00 - PROJEÇÃO DE VIDEOMAPING - Vila Bossa Nova

13/03 – 20h00 - SHOW IN LIVE – ARNALDO ANTUNES, GILSONS, A TRUPEPOLIGODÉLICA, MATINGUEIROS – Youtube festivalumbuzadasonora e redevocetv

Serviço:

Festival Umbuzada +Q Sonora

Data: de 06 a 13 de março de 2021
Apresentação híbrida: presencial e on line
Instagram: @umbuzadasonora
Facebook: facebook.com/festivalumbuzada
Youtube: festivalumbuzadasonora
Website: www.umbuzadasonora.com.br

Contato para entrevistas:

Isabella Ornellas

Jornalista e assessora de imprensa
(74) 98803-1102 (WhatsApp)
(87)99996-1102
Isabella.ornellas@hotmail.com

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem