COLAPSO NA BAHIA: Governador Rui Costa afirma "Estamos entrando em colapso" , "estamos com várias regiões do estado com 100% de lotação dos hospitais"..

Foto ilustração internet

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Em entrevista à CNN Brasil, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), expôs a situação crítica que assola o  estado devido ao aumento de casos internações e mortes por Covid-19 na região.

O governador  disse  que o colapso do sistema de saúde baiano não se resolve apenas com abertura de novos leitos, visto que já faltam equipes médicas para atender os pacientes, muitas delas contaminadas pelo Coronavírus: 

"Estamos entrando em colapso. Estamos já regulando já pacientes da rede privada, ou seja, que têm plano de saúde, e não estão conseguindo vagas nos hospitais privados, que também chegam ao esgotamento e estamos com várias regiões do estado com 100% de lotação dos hospitais. Os municípios estão fazendo um esforço grande de ampliar seus leitos próprios. O estado está lançando mão das últimas possibilidades. Estamos abrindo a Arena Fonte Nova para leitos de UTI, vamos abrir inicialmente 50 leitos. Eu diria que nesse final de semana a gente abre os últimos leitos possíveis. Muita gente diz: 'abre mais leito, é questão de espaço, de equipamento'. Não. Não é questão de espaço, não é questão de equipamento. É questão de equipe médica suficiente para abrir leitos. Temos hoje equipamentos e hospitais que não estamos conseguindo abrir todos os leitos porque, infelizmente, temos perdido equipes médicas contaminadas. Estamos à beira do colapso".

Rui Costa  reafirmou  que comércios e serviços que não são considerados essenciais fecharão na noite de sexta-feira (26) e só voltarão abrir às 5h de segunda-feira (1). 

A medida visa interromper a cadeia de transmissão do vírus. "A partir de sexta de noite até segunda de manhã não funciona nada, exceto os serviços essenciais e as indústrias. Todo o comércio será suspenso e qualquer atividade esportiva ou religiosa está suspensa entre sábado e domingo".

Para quem descumprir as regras, a punição será a mesma que já vem sendo adotado no estado: "o que estamos fazendo é levar as pessoas para a delegacia e fazendo o indiciamento como crime contra a saúde pública".

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem