ESPAÇO DO LEITOR: Lourival Quirino, orgulhosamente, Filho de Jason Quirino.

 

Foto ; Ascom/Vereador Lourival Quirino

Da Redação
Por: Prof. Taciano Medrado

Lourival Quirino “Loreta” para os amigos de infância e familiares, é filho de Jason Alves Quirino, um dos melhores e maiores mergulhadores do Velho Chico.
Crescemos ouvindo das ações de Jason Quirino resgatar pessoas vitimadas pelo rio, de sua capacidade de doar-se, com risco da própria vida, sacrificando o sono e a tranquilidade e com prejuízo de suas atividades.

Jason veio a Juazeiro aos 18 anos, e se apaixonou pelo Rio São Francisco fazendo viagens em embarcações, se estabeleceu as margens do Rio, no Angari, casou-se com Dona Francisca, tiveram 04 filhos, 02 homens e 02 mulheres.

A pesca e o mergulho foram a fonte de renda familiar. Logo se destacava com  habilidades aquáticas, com a natação demonstrava velocidade e resistência e no mergulho chegava a  marca impressionante de 4 minutos submerso. Com tais habilidades, prestou um importante serviço a comunidade Juazeirense, devolver aos entes, os corpos daqueles que lamentavelmente faleciam afogados no Rio quando não existia corpo de bombeiros militares na região, posteriormente auxiliando a referida entidade com treinamentos e o resgate dos corpos.

Nunca cobrou nem aceitava nada dos familiares consternados e era prática comum, acompanhar o sepultamento dos corpos que resgatava.

Foi reconhecido Cidadão Juazeirense em 2005 em sua casa, com complicações de saúde, também foi o ano da sua morte, com problemas auriculares devido aos de mergulho e acometido por câncer.

Antes que falassem com ecologia, respeito ao meio ambiente e houvesse associações e entidades envolvidas com a preservação do rio, ouvíamos sua voz falando de quanto o rio é importante, de quanto é preciso mantê-lo vivo.

Filho de peixe, peixinho é? Nesse caso é

Lourival herdou do pai essa mesma capacidade de ser doar, de gostar do rio, de querer ajudar as pessoas, de mergulhar e nadar pelas águas não somente do Velho Chico, mas também do mar.

Loreta foi durante 19 anos, o maior vencedor da prova da antiga Travessia Mar Grande-Salvador. Ele foi campeão cinco vezes das oito edições que participou, recorde quebrado em 2016 por Allan do Carmo.

“É muito gratificante poder fazer do hall dos maiores ganhadores. É uma satisfação imensa. Só eu sei a luta que nós travamos para conseguir êxito, não só na Mar Grande”, comemora.

“As primeiras vezes que participei tive muita dificuldade, até porque, na nossa época, não tinha nem como comprar um óculos adequado em Juazeiro. Eu treinava sem óculos aqui. Só tive meu primeiro quando fui nadar a primeira Mar Grande”, relembra.

Loreta agora teve mais uma conquista, nas últimas eleições foi eleito vereador em Juazeiro, pelo PCdoB, e teve  1.933 votos.

Sobre essa nova missão Lourival disse lembrar muito do pai, de como ele gostava de ajudar as pessoas, às vezes sacrificando o convívio com a família e amigos

“Saberei honrar os ensinamentos dos meus pais, que nos deram grandes exemplos de honradez, de amor ao próximo e de dignidade, mesmo com as grandes dificuldades que passamos, mas eles souberam nos ensinar a sermos justos e verdadeiros”.

Lourival Quirino tem uma missão espinhosa, Juazeiro ao longos dos últimos anos abandonou de vez o esporte amador. O município que já teve grandes nomes revelados para o esporte profissional, não tem uma política pública efetiva para fomentar o esporte amador.

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem