FUTEBOL: SEM TRANSMISSÃO PELA REDE GLOBO, EMPRESA PROCURA TURNER PARA TER JOGO DA SELEÇÃO CONTRA O URUGUAI PELAS ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO NO EI PLUS

 

Foto reprodução CBF

Da: Redação
Prof.Taciano Medrado

Sem conseguir entrar em um acordo com a Globo para a exibição das partidas fora de casa da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, a empresa espanhola Mediapro apelou novamente à Turner para dar uma opção ao público brasileiro. A dona dos direitos das oito seleções que não têm contrato para o mercado nacional conversou nesta quinta-feira (12) com a multinacional para transmissão no EI Plus, o serviço de streaming da Turner, disponível também para assinantes do UOL Esporte Clube, a fim de resolver a exibição de terceira e quarta rodada. A expectativa é que se tenha jogos já transmitidos a partir desta sexta-feira (13), com Colômbia x Uruguai (17h30 de Brasília).

Com o EI Plus, o mercado brasileiro passa a ter pelo menos uma opção de transmissão para o público, mesmo que em streaming. Segundo apurou o UOL Esporte, os moldes da conversa foram nos mesmos do acordo do último mês de outubro, que fez a Turner exibir todos os jogos das duas primeiras rodadas da competição. A Turner não paga um valor fixo pelos direitos e apenas cede estrutura para a transmissão para o mercado brasileiro, dando uma opção. A remuneração fica pela venda de pacotes do público interessado nas partidas, com a Mediapro ganhando parte do valor.

Procurada pela reportagem para comentar a nova negociação, a Turner não respondeu oficialmente até a publicação da reportagem. Até ontem, a Turner não havia sido procurada para a exibição de jogos das Eliminatórias, e nem procuraria diretamente os espanhóis. A mudança de postura só aconteceria se a Mediapro abordasse novamente a Turner, o que aconteceu. Procurada oficialmente, a Turner ainda não se pronunciou sobre o assunto. A Globo já dá como certa a não exibição de Uruguai x Brasil. No horário, a emissora seguirá sua programação normal, com as novelas "Haja Coração" e "A Força do Querer", além do "Jornal Nacional”.

Desde o início do mês, Globo e Mediapro estão com negociações travadas pelos jogos das Eliminatórias. A empresa espanhola deseja fechar um vínculo definitivo por todos os jogos disponíveis no seu pacote. Porém, a Globo não vê necessidade e deseja um contrato apenas para os jogos da seleção brasileira fora de casa. Essa posição da emissora brasileira é causada pela pandemia do novo coronavírus, que fez a empresa rever e renegociar valores de diversos eventos.

Outro ponto defendido pela Globo sobre esta tese é que apenas os jogos do Brasil e Argentina costumam agradar o público brasileiro e que, no momento, os outros confrontos só chegam para acrescentar um pacote. Uma disputa entre Peru x Bolívia, por exemplo, não consegue um retorno interessante de audiência no Sportv. Os compromissos em casa dos hermanos, além das partidas em casa da seleção brasileira, já estão garantidos desde o início do ano.

A Globo também diz internamente que a Mediapro é intransigente na negociação. Além de não desejar mudar a venda do pacote, os espanhóis não baixam os valores cobrados para o fechamento do possível contrato. Na última rodada de conversas, a empresa espanhola cobrou algo em torno de 18 milhões de dólares (R$ 97 milhões na cotação atual). Neste patamar, o grupo brasileiro afirma internamente que não avançará na conversa. Só para efeito de comparação, o SBT paga um mínimo de US$ 15 milhões por ano para a Conmebol pela Libertadores da América.


Com informações da UOL/Esportes 


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem