ELEIÇOES 2020: PT TEM PIOR VOTAÇÃO DA HISTÓRIA NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO

 


Da: Redação
Prof.Taciano Medrado

Nunca antes na história, o PT se saiu tão mal na disputa pela Prefeitura de São Paulo. O candidato a prefeito pelo partido, Jilmar Tatto, teve apenas 8,65% dos votos válidos —com 99,92% das urnas apuradas. É menos do que foi obtido por todos os candidatos a prefeito do PT em São Paulo anteriores a Tatto. Até então, a pior marca tinha sido os 16,7% de Fernando Haddad em 2016, na esteira do impeachment de Dilma Rousseff e da Operação Lava Jato.

A derrota histórica do PT em São Paulo é concomitante à ascensão de outra força de esquerda —algo que nunca tinha acontecido na maior cidade do país. Guilherme Boulos (PSOL) obteve 20% dos votos válidos e vai ao segundo turno com Bruno Covas (PSDB).

Na noite de domingo, Tatto declarou apoio a Boulos no segundo turno. A mudança das peças no tabuleiro da esquerda foi turbulenta. Desde antes da definição do nome do candidato do PT, em maio, até a reta final das eleições, setores da esquerda advogaram pela criação de uma frente única em São Paulo, encabeçada por Boulos. Com o fracasso da ideia, um número crescente de filiados e apoiadores do PT passou a pregar o "voto útil" no candidato do PSOL.

Uma das últimas movimentações nesse xadrez político veio de São Bernardo do Campo. Depois de votar, o ex-presidente Lula declarou que o PT consultou Tatto sobre uma possível desistência, em prol de Boulos, dias antes da eleição. "O candidato [Tatto] disse: 'Eu vou continuar candidato'", disse Lula. "Ninguém poderia dizer o que ele deveria fazer. Era uma coisa dele”.

Em números absolutos, Tatto recebeu 460 mil votos. Esse número o coloca no sexto lugar da corrida pela Prefeitura de São Paulo, atrás de Covas, Boulos, Márcio França (PSB), Celso Russomanno (Republicanos) e Arthur do Val Mamãe Falei (Patriota).

A única vez em que o PT não tinha ficado em uma das duas primeiras posições em São Paulo foi em sua primeira disputa, em 1985, logo que as eleições municipais nas capitais voltaram a ser permitidas pela ditadura. Dali em diante, o PT sempre havia sido uma das duas maiores forças políticas de São Paulo.

Futuro do partido

Apesar da divergência interna, Tatto foi o candidato que mais recebeu dinheiro do PT nas eleições 2020. Foram R$ 4,9 milhões de Fundo Eleitoral e Fundo Partidário. Essa quantia faz de Tatto o oitavo candidato que mais obteve recurso público em todo o país, de acordo com os dados disponibilizados até agora pelo Tribunal Superior Eleitoral. Já Boulos teve R$ 2,7 milhões

Em relação a tempo de TV, Tatto teve 1 minuto e sete segundos, enquanto Boulos teve 17 segundos. Se, por um lado, a ida de Boulos ao segundo turno muda o jogo de forças na esquerda, de forma desfavorável para o PT, por outro, é um alívio para o petismo.

Segundo um ex-ministro do governo Lula, o PT seria visto como o responsável caso a esquerda ficasse de fora do segundo turno em São Paulo. E ficar de fora do segundo turno na principal capital do país significa perder força na disputa política nacional.

Quadros petistas ouvidos pela reportagem dizem esperar que a experiência de São Paulo ajude os partidos de esquerda a se entenderem em uma frente única no futuro. "Eu acho que a experiência dessa campanha poderá levar o PT, assim como os demais partidos progressistas, a considerarem uma união prévia, como era a minha sugestão primeira", afirma Eduardo Suplicy, um dos primeiros a sugerirem uma frente de esquerda em São Paulo para as eleições 2020, ainda em 2019.

Outro membro do PT paulista diz esperar que o resultado do primeiro turno em São Paulo ajude a mudar o cenário de "divisão na esquerda". Já o deputado federal Alexandre Padilha, que foi pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, mas acabou vencido por Tatto, diz achar que o petismo é maior do que foi demonstrado nas urnas. "O resultado eleitoral de Jilmar Tatto não expressa a força do petismo na cidade de São Paulo, por todas as dificuldades e limites que teve na campanha. Um candidato que é desconhecido e teve pouco tempo para se tornar conhecido", diz

Com informações da UOL

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem