JOSÉ MUJICA, EX-PRESIDENTE URUGUAIO, RENUNCIA AO SENADO AOS 85 ANOS ALEGANDO PROBLEMAS DE SAÚDE

 

Ex-presidente José Mujica acena após apresentar sua renuncia no Senado Uruguai
 
Da redação
Prof. Taciano Medrado

Ex-presidente do Uruguaio e líder da  esquerda naquele país, José "Pepe" Mujica, aos 85 anos, renunciou, nesta terça-feira (20), a renúncia a cadeira de Sanador, marcando sua aposentadoria em cargos públicos. A pandemia do coronavírus foi decisiva para a antecipação da decisão. Mujica afirmou sofrer de uma doença autoimune e crônica.

Em carta lida durante sessão extraordinária destacou: "Esta situação me obriga, com muito pesar, por minha profunda vocação política, a solicitar minha renúncia à cadeira que os cidadãos me concederam".

"Isto não significa o abandono da política, mas sim o abandono da primeira fila, por entender que um dirigente é aquele que dá vantagem às pessoas que o superam. Vou agradecido, com muitas recordações e profunda nostalgia. A pandemia me derrubou", acrescentou.

Para a juventude, enfatizou "que é preciso à vida". "Triunfar na vida não é ganhar. É levantar e recomeçar cada vez que se cai", disse. 

Em 2018, o ex-presidente uruguaio, mundialmente reconhecido como "o presidente mais pobre do mundo" ao abrir mão de privilégios entre 2010 e 2015 quando governou o país, também renunciou da cadeira de senador alegando cansaço, mas foi eleito novamente no ano seguinte. 

Mesmo enquanto ocupava a presidência, Mujica manteve uma vida simples morando em uma chácara nos arredores de Montevidéu, onde plantava flores. Em várias entrevistas, defendeu a valorização do ser humano e criticou o consumismo.

Com informações do El Pais 


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS