EDUCAÇÃO: SINTEPE MANTÉM A GREVE E AGUARDA NOTIFICAÇÃO DO TJPE PARA DECIDIR OS RUMOS DA PARALISAÇÃO

 

foto divulgação internet

Da redação
Prof. Taciano Medrado

Conforme informações repassada ao Nossa Voz pelo presidente do SINTEPE, direção do Sindicato dos Trabalhadores em educação de Pernambuco aguarda a notificação oficial do Tribunal Justiça de Pernambuco que dobrará a multa já estipulada para a entidade, caso esta mantenha a greve iniciada à meia-noite desta quarta-feira (21).

A Fernando Melo. A paralisação foi decidida em assembleia virtual realizada pela categoria e estaria em desacordo com a liminar anterior, que pôs fim a outra greve deflagrada no último dia 06 de outubro.

Cronograma descumprido

De acordo com Melo, o Governo do Estado descumpriu os acordos firmados no início de mês quanto ao cumprimento do cronograma definido em conjunto entre as entidades em questão. “Vinhamos discutindo com o governo num processo bem construído, inclusive pela secretaria de educação, que construiu uma agenda com datas destinadas para as visitas às 750 escolas que oferecem o Ensino Médio na rede estadual de ensino e uma série de outros itens acompanhados pelo sindicato e discutidos também com a Secretaria de Educação”, relatou.

Entretanto, o sindicalista apontou o descumprimento desses acordos, por parte das Secretarias de Educação e de Administração, quando, na última segunda-feira (19) pela manhã, encerrou os prazos e instituiu a data de retorno às salas de aulas. “Ainda tínhamos uma quantidade significativa de escolas que precisavam ser visitadas para verificação in loco das e condições estruturais e sanitárias. Esse era um dos itens para a categoria avaliar em assembleia a possibilidade de retorno. Só que o indicativo da Secretaria de Educação apontava para o dia 21 e até lá não teríamos a condição de verificar todas as escolas uma vez que, na segunda feira, quando fizemos a reunião, nós havíamos visitado apenas 352 escolas”, lamentou.

Detalhamento sobre covid-19

Melo também revelou a necessidade de uma análise aprofundada dos números da covid-19 e isso também teria isso impossibilitado. “As Secretarias de Educação e saúde nos apresentaram dados atualizados sobre a covid em Pernambuco. Nós do Sintepe não somos da área médica, então precisamos receber esses dados e encaminhar para o especialista para que fossem os dados analisados para passar em assembleia da categoria. Não houve tempo necessário para que pudéssemos dar esse encaminhamento

A agenda construída no acordo ainda previa a discussão de pontos relacionados as condições de trabalho. “Temos outras duas questões, uma da área pedagógica e outra das relações de trabalho, cuja agenda ainda seria marcada para fazermos o fechamento de todos esses elementos que foram negociados na semana passada. (…) O Governo bateu o pé dizendo que teria que voltar no dia 21. Da nossa parte colocamos que poríamos até voltar, mas não no dia 21. Era preciso fazer todos os encaminhamentos do processo e era necessário fazer os encaminhamentos em assembleia porque ela é soberana”, justificou.

Multa dobrada

E mesmo diante da nova decisão do TJPE de aumentar para R$ 100 mil a multa ao Sintepe caso seja mantida a paralisação, Fernando Melo ressalta a continuidade da greve. “Oficialmente não fomos notificados. Assim que chegar vamos nos reunir. O jurídico do sindicato já está trabalhando em nossa defesa. Por enquanto a greve está mentida. A orientação do sindicato do não retorno as aulas nas escolas públicas estaduais. Estamos convocando a categoria para que possa aderir a esse movimento”.

 

 

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem