EDITORIAL : SURGE UMA NOVA ONDA DO NOVO CORONAVIRUS NO MUNDO - CONFIRA E SALVEM-SE QUE PUDER!

 

Europa se prepara para segunda onda de Covid-19

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro, administrador 

Para aquelas pessoas que pensam que a grande ameaça da pandemia do novo coronavirus  passou estão redondamente enganados. As noticias pelo mundo afora não são nada animadoras. em alguns países da Europa onde houve o afrouxamento e a flexibilização  do isolamento social sem controle e de forma irresponsável nova reinfestação do vírus começa a ocorrer. 

De acordo com informações da Agencia Brasil,  Países europeus começaram a fechar escolas e cancelar cirurgias, indo muito além das restrições à vida social agora que autoridades sobrecarregadas enfrentam o ressurgimento da covid-19 às vésperas da chegada do inverno.

A maioria da nações da Europa amenizou seus lockdowns durante o verão para começar a reativar as economias já a caminho de retrações e cortes de empregos inéditos, resultantes da primeira onda da pandemia.

Mas a volta das atividades normais - de restaurantes cheios a novos semestres nas universidades - desencadeou um pico acelerado de casos em todo o continente.

Bares e pubs foram dos primeiros a fechar ou ser obrigados a encurtar o expediente nos novos lockdowns, mas agora as taxas de infecção crescentes também estão testando a determinação dos governos a manter as escolas abertas e os atendimentos de saúde não relacionados à covid em funcionamento.

A República Tcheca, que tem o pior índice "per capita" europeu, trocou o ensino presencial pelo virtual e os hospitais começaram a suspender operações sem urgência para liberar leitos. Bares, restaurantes e clubes fecharam.

Nesta quarta-feira, as autoridades de Moscou disseram que adotarão o ensino virtual para muitos estudantes a partir de segunda-feira, e a Irlanda do Norte anunciou um fechamento de duas semanas das escolas.

As grandes economias europeias da Alemanha, Reino Unido e França vêm resistindo à pressão para fechar as escolas, uma medida que criou transtornos para a força de trabalho durante os lockdowns de primavera, já que os pais tiveram que se dividir entre os cuidados com os filhos e o trabalho em casa.

A Holanda retomou um lockdown parcial nesta quarta-feira (14), fechando bares e restaurantes, mas manteve as escolas abertas.

As infecções europeias vêm se mantendo em uma média de quase 100 mil por dia, obrigando governos a adotarem uma variedade de restrições severas, e cada um deles tenta calibrá-las para proteger a saúde sem destruir os meios de subsistência.

Segundo o portal G1 de noticias,  a  Itália registrou 11.705 novos casos do novo Coronavírus neste domingo (18), informou o Ministério da Saúde daquele pais , número acima do recorde anterior de 10.925 contabilizado no dia anterior, enquanto o governo prepara novas medidas para combater uma segunda onda da doença.


A Itália foi o primeiro país da Europa a ser duramente atingido pela covid-19 e tem o segundo maior número de mortos na região, depois do Reino Unido, com 36.543 óbitos desde o início do surto em fevereiro, de acordo com dados oficiais, de acordo com a Agência Brasil. 

As autoridades conseguiram manter o contágio sob controle no país até o verão, graças a um bloqueio rígido de dois meses em todo o país. Mas com o surgimento de uma segunda onda, elas determinaram novas medidas, incluindo o uso obrigatório de máscara em público e restrições a reuniões públicas e restaurantes.

Visando estabelecer ações de combate a essa nova onda que surge, o primeiro-ministro Giuseppe Conte deve anunciar novas medidas ainda nessa segunda-feira(19).

Aqui no Brasil, pelo está sendo divulgado pela mídia jornalísticas a situação vai ser catastrófica pois até shows presenciais com multidões já foram registrados nesse final de semana. Começam a liberar tudo sem nenhuma preocupação com uma nova onda que surge em todo o mundo. 

Esse fato se agrava com inicio das campanhas eleitores, não obstante a justiça eleitoral ter recomendado cautela aos candidatos , a maioria não deu ouvidos e saíram de forma irresponsáveis a "caça  dos votos" no corpo-a - corpo.  

Na Bahia, o governador do Estado juntamente com seu secretario de saúde estão indo em sentido contrário do resto do mundo e já desativaram tres hospitais de campanha de combate ao covid-19 conforme matéria publicada por esse blog. Em Juazeiro no norte da Bahia coordenadores de campanha ja foram infectados e estão se recuperando. 

Existe um ditado popular  que diz : é preciso ver pra crer". Pensem nisso!!

 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem