CORONAVIRUS: A PROCURA PELA IVERMETICNA DISPARA E VENDAS ATINGE 80% EM UM MÊS.

 

foto divulgação internet

Da redação
Prof. Taciano Medrado

Relatório indica que o medicamento, adquirido em massa durante a pandemia, voltou a ser procurado após queda da restrição de venda sem prescrição médica,

Em setembro, as vendas da Ivermectina, da classe de medicamentos antiparasitários e anti-helmínticos, subiram 76,6% segundo dados do levantamento realizado pela Linx, empresa líder e especialista em tecnologias para o varejo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE).

A alta vem após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubar sua própria proibição de venda do medicamento sem prescrição médica. Segundo o órgão, a revisão foi feita porque os medicamentos não correm risco de desabastecimento no mercado e a liberação visa garantir o tratamento de verminoses e parasitoses comuns entre a população.

De março a julho, o remédio passou a registrar aumento de vendas consistentemente após ser mencionado entre as possíveis medidas preventivas contra o novo Coronavírus, mesmo sem nenhuma comprovação científica nesse sentido. Em junho, as vendas subiram 235% em relação ao mês de maio, e em julho, 54% em relação ao mês anterior. Para frear a corrida por automedicação e estocagem do medicamento em casa, a Anvisa anunciou a restrição em agosto e a proibição provocou queda de 78,5% nas vendas nacionalmente.

O relatório aponta ainda que, pelo segundo mês consecutivo, antirreumáticos, como a Hidroxicloroquina, e anti-inflamatórios não esteroidais, como o Ibuprofeno, seguem como os medicamentos mais procurados, com cerca de 14% do volume total de vendas. Na segunda colocação, com aproximadamente 12%, estão os analgésicos e antipiréticos, como Dipirona sódica e Paracetamol, seguidos por contraceptivos hormonais (11%).

Com informações do Grupo Segs

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem