OPINIÃO; A POLITICA DE JUAZEIRO X A CAIXA DE PANDORA



Foto reprodução internet

Por:  Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor, Engenheiro, Administrador e cidadão Juazeirense

Analisando e observando as últimas movimentações na Política de Juazeiro me fez lembrar da história  do mito - a  caixa de pandora. Segundo a literatura a caixa de Pandora é um objeto extraordinário que faz parte da mitologia grega. Trata-se de um caixa onde os deuses colocaram todas as desgraças do mundo, entre as quais a guerra, a discórdia, as doenças do corpo e da alma. Contudo, nela havia um único dom: a esperança, só que para Juazeiro o único dom nos parece ser o de se  locupletarem e para isso usam de todas as artimanhas e estratégias meticulosamente planejadas . 

Assim como o mito da Caixa de Pandora explica a criação da mulher, suas qualidades e suas fraquezas, tal como todos os males existentes no mundo, a politica de Juazeiro também agem da mesma forma, nas fraquezas dos necessitados e carentes por pão & água, nas promessas vãs, no platonismo falseado no "Amor a Juazeiro", ou não seria melhor dizer o "amor ao poder" e aos interesse pessoais estudados cirurgicamente por "profissionais da politica" denominados de "marqueteiros políticos" na maioria forasteiros que aguardam 4 anos pra  mercantilizarem e encherem seus bolsos de dinheiro e vendendo  ilusões aos  que os procuram  e que desconhecem a realidade do povo e da cidade. 

Na história mitológica grega, desde sua origem, o mito tem um caráter social. Neste caso, a Caixa de Pandora passou a representar a maldade que pode vir dela, a desobediência e a curiosidade que prejudica o ser humano. Algo semelhante com que acontece em Juazeiro? Estou equivocado? 

A História do Mito

O titã Prometeu, defensor da humanidade e conhecido por sua inteligência, foi o responsável por roubar o fogo de Zeus e entregá-lo aos mortais. Assim, ele assegurava a superioridade dos homens sobre os animais.

Mas, o fogo era exclusivo dos deuses e de Zeus, senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo. Zeus havia proibido que o fogo fosse entregue à humanidade e, assim, quis se vingar.


Com o auxílio de todos os deuses, Zeus encarregou Hefesto, deus do fogo e dos metais, e Atena, deusa da justiça e da sabedoria, de criar Pandora. Essa seria a primeira mulher a viver com os homens na Terra


Pandora recebeu qualidades como graça, beleza, inteligência, paciência, meiguice, habilidade na dança e nos trabalhos manuais


Antes de ser enviada à Terra, Zeus entregou-lhe uma caixa com a recomendação de que a mesma não deveria ser aberta.


Essa caixa continha todas as desgraças do mundo: a guerra, a discórdia, o ódio, a inveja, as doenças do corpo e da alma, como também a esperança.


Pandora não conseguiu resistir a curiosidade e, abrindo a caixa, libertou todos os males. Arrependida, tornou a fechá-la, mantendo presa a esperança


O mito da caixa de pandora foi difundido por meio da obra "Os Trabalhos e os Dias", de Hesíodo. Pelo fato de a obra desse poeta grego do sécul


Espero que o eleitor juazeirense não se deixe ser protagonista dessa fabula e que possa saber identificar quem poderá gerir os destinos da cidade pelso próximos 4 anos.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem