FATO OU FAKE: 5 DICAS DE COMO CHECAR UMA MENSAGEM FALSA. ASSITA AO VÍDEO !

 


Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Nesse momento de pré-campanha eleitoral e de iminente campanha é possível que as redes sociais se infestem de notícias falsas, as tão famosas Fake News. 

A equipe do professor Taciano Medrado pesquisou cinco dicas básicas para você verificar se uma foto, um tuíte, um vídeo, um post ou um texto são falsos.

É preciso atenção aos detalhes, calma na hora de compartilhar e um pouquinho de investigação para chegar à verdade. Confira:


1. Essa foto é real? Como fazer uma busca reversa de imagens

Se a imagem estiver publicada na internet, é possível clicar sobre ela com o botão direito do mouse e escolher a opção "procurar imagem no Google". A busca vai revelar as outras vezes que a imagem foi publicada. Por esse caminho, é possível saber se a imagem compartilhada é antiga e foi usada para construir a informação apresentada como nova ou se é, de fato, recente, de algo que acabou de acontecer. Da mesma forma é possível saber se a imagem é de uma localidade diferente daquela narrada pela mensagem a ser checada.


2. Esse tuíte é real? Como checar contas e fazer busca uma avançada

Ao receber o print de um tuíte atribuído a uma personalidade, a primeira atitude é conferir se o perfil tem o símbolo azul de conta verificada. O endereço que começa com @ é igual ao endereço conhecido da mesma conta? A imagem do print tem alguma mancha que indique montagem do endereço? A foto é equivalente à imagem conhecida do mesmo perfil? O número de seguidores e de postagens bate com o perfil da personalidade ou empresa? As informações sobre o site do autor da conta levam de fato à página do autor da conta?

Nela, foi atribuída à deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) uma declaração sobre uma greve de caminhoneiros.

 

Mas é fácil perceber que foi feita uma montagem sobre um tuíte original da deputada. Na reprodução, parte da letra "g" no nome de usuário da deputada está cortada e o mesmo ocorre na palavra "dia" e na data escrita na postagem

Além disso, o número de curtidas que aparece no "print" é muito próximo ao registrado na publicação original que a deputada fez no dia 20, na qual não há qualquer menção a uma possível paralisação de motoristas de transportes de carga..

Quando há dúvida, é possível fazer ainda uma busca avançada no Twitter.

O Twitter mostra um formulário onde é possível preencher um campo com o endereço do autor da conta a ser verificada. No caso, @gleisi. E em outro campo, dá para verificar se a autora já postou algo contendo determinada palavra (caminhoneiros).

Na tela seguinte, é possível verificar quando e em que circunstância aquela palavra foi publicada em tuítes daquela personalidade. No caso em questão, é possível verificar que a palavra caminhoneiros, atribuída à presidente do PT, não foi dita por ela no Twitter em 2019.

 

3. Esse vídeo é real? Como checar a procedência das imagens Também é possível checar vídeos que circulam em redes sociais.

Veja o exemplo desta imagem:

 

4. Esse post é real? Como verificar contas e efetuar buscas

É possível verificar a autenticidade de páginas atribuídas a empresas e pessoas no Facebook. Se a página tiver um selo azul ao lado do nome do usuário, isso significa que o Facebook confirma que esse é o perfil autêntico da personalidade. Mas dá para ir além. Olhar detalhes como o número de seguidores ou de curtidas e a data de criação é essencial para ver se combina com o perfil conhecido

 

5. Esse texto é real? Como efetuar buscas com trechos e palavras-chave

A última dica é sobre verificar se um texto publicado na internet apresentando algo como novidade realmente é atual ou se foi escrito há tempos, em outro contexto

 



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem