EDITORIAL: AS CAMPANHAS ELEITORAIS E OS DECUIDADOS IMINENTES COM A PRESERVAÇÃO DAS VIDAS E DO MEIO AMBIENTE



Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor,  Engenheiro Agrônomo, Administrador 

O incidente dessa segunda-feira envolvendo um(a) candidato(a) a prefeito de Juazeiro no norte da Bahia acendeu uma luz vermelha. Na emoção da realização de uma caminhada por uma avenida da cidade, buscando “garimpar votos”,  os  militantes soltaram rojões e esses caíram em uma área de mata seca dentro da Universidade do Estado da Bahia – Campus de Juazeiro provocando fogo. Por sorte e agilidade dos coordenadores da campanha o mesmo foi rapidamente debelado.  

A grande pergunta que se faz é: 

Todos os candidatos a cargos eletivos do pleito eleitoral deste ano , seja para prefeito ou vereadores, não foram amplamente orientados pelo Supremo Tribunal  Eleitoral de como deveriam se comportar durante as campanhas? Afinal no pais ainda persiste a sombra ameaçadora da pandemia do novo coronavirus, onde ninguém está imunizado e os decretos municipais  estão em vigor , portanto, todo cuidado é pouco. 

Observando imagens e presenciando "in loco" algumas manifestações de alguns candidatos não é difícil de se flagrar o desrespeito e o descumprimentos das normas de prevenção e combate ao Covid-19 por parte de alguns candidatos. As aglomerações são preocupantes, e na maioria os participantes sequer usam mascaras de proteção. 

Dai fazemos outro questionamento: 

Onde estão as autoridades fiscalizadoras do município ou autoridades de saúde  que não agem com o mesmo rigor de a uns meses  atrás?  Recentemente o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, o Ministro Luiz Roberto Barroso,  em discurso alertou a todos os candidatos e  eleitores para a necessidade de se manter o cumprimento das medidas protecionista contra a covid-19. 

Será que vale a pena sair de forma alucinada atrás de votos descuidando de si e de seus correligionário, do patrimônio de terceiros e do meio ambiente? Terão  todos que agem assim vida longa para poderem usufruir das vitórias que porventura venham a ter? Me apropriando de um jargão de um amigo jornalista: 

Essas perguntas eu deixo no Ar!!!!!


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem