CÔNSUL DO JAPÃO VISITA A EMBRAPA


Cônsul Takashi confirmou retornar a Pelotas para estreitar as relações institucionais entre os dois países.- Foto: Paulo Lanzetta

Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

A Embrapa Clima Temperado recebeu, nesta segunda, dia 31 de agosto, Takashi Yokoyama, o recém-empossado Cônsul do Japão, em Porto Alegre/RS, que veio a Embrapa para conhecer o desenvolvimento de pesquisas agropecuárias. O cônsul realizou visitas a campos experimentais e laboratórios da Empresa, sendo recebido pela chefia e por pesquisadores de áreas de interesse. O diplomata japonês cumpriu agenda no município, incluindo a Prefeitura Municipal, Santa Casa de Misericórdia e Universidade Federal de Pelotas.

Takashi Yokoyama esteve acompanhado por um pequeno grupo, incluindo Alexandre Namazu, presidente da Associação Japonesa de Pelotas e Região, que informou que foi a primeira visita realizada pelo Cônsul a um grande centro urbano do Estado fora de Porto Alegre. "Para a Associação é muito gratificante receber a visita de um Cônsul tão interessado, já que assumiu há apenas 15 dias o cargo no Brasil. E também demonstra que, através de nossa articulação, no passado, houve a oportunidade do Japão realizar várias doações para a Universidade e para a Santa Casa do município, assim como a possibilidade da realização de intercâmbio pelos japoneses moradores da região, podendo se abrir novas realizações. Isso depende muito da nossa articulação e da abertura proporcionada pelo Cônsul em atuação", explicou.

Na Embrapa Clima Temperado, o Cônsul do Japão visitou as áreas experimentais da Estação Experimental Terras Baixas, no Capão do Leão, ciceroneado pelo coordenador técnico André Andres. Na Sede da Unidade, em Pelotas, assistiu ao vídeo institucional e também conheceu algumas ações de pesquisa realizadas com o Japão, especialmente relatadas pelo pesquisador Luis Antonio Suita de Castro, que também descreveu sua experiência de intercâmbio por três meses com a JICA no Japão. Ainda na Sede, o visitante conheceu as dependências do Laboratório de Imunologia e Microscopia Eletrônica, o qual possui equipamentos financiados pelo convênio de pesquisa entre a Embrapa e a instituição de fomento japonesa.

Segundo o chefe-geral Roberto Pedroso de Oliveira, a vinda de Takashi Yokoyama é um passo importante para renovar o convênio com a JICA e reativar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e japoneses. "A Embrapa já possui várias parcerias com instituições de pesquisa da China e da Coreia do Sul, agora, precisamos atualizar essa aproximação com o Japão, mostrando a dimensão da Embrapa e as perspectivas de pesquisa entre os países", disse.

"Pude ter uma visão da pesquisa agropecuária brasileira e da extensão da área cultivada, tendo a ideia de que o Brasil é um país vocacionado à produção de alimentos e da importância dos produtores rurais. Gostaria de visitar mais vezes Pelotas, um centro de riqueza histórico-cultural, que tem enormes potencialidades. Aprendi muito hoje e aqui", disse Takashi Yokoyama.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa
clima-temperado.imprensa@embrapa.br
Telefone: (53) 3275-8508




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem