EDITORIAL: AFINAL VEÍCULOS ANO DE FABRICAÇÃO ACIMA DE 15 ANOS PAGAM OU NÃO IPVA NA BAHIA? ?


Da:  Redação
Prof. Taciano Medrado

Prezado(a)s Leitore(a)s,

Em recente matéria publicada pela revista Jornal contábil sobre IPVA, as informações dão conta de que a depender do ano do veículo o seu proprietário tem isenção do imposto. Parece que na teoria é uma coisa, mas na prática é outra. O meu veículo é um Corsa Classic, ano de 2000/modelo 2001, ou seja, já completou 20 anos de fabricação e recebi em casa a cobrança do IPVA 2020.


A  revista publicou uma lista com os anos de fabricação que segundo informações acabam ganhando isenção de IPVA. Dependendo do estado a partir de determinado ano seu veículo não é mais obrigado a pagar o imposto.




Isenção de IPVA

Todo brasileiro que possui um veículo deve pagar todos os anos o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva, o famoso IPVA. Entretanto alguns estados, dependendo do ano de fabricação o veículo se torna isento deste imposto.


Como saber a data de fabricação do carro?

Para consultar o ano de fabricação é bem simples, basta confirmar no documento do veículo o ano em que o mesmo foi fabricado. No Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), existem dois números: “ano de fabricação” e “ano-modelo”. Para que seja possível calcular o IPVA, é necessário considerar o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.


Depois de consultado o ano do veículo, para se ter direito à isenção do IPVA, basta subtrair o ano atual pelo ano de fabricação do veículo.




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem