TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO É TOMADO POR BARONESAS E COORDENADOR DE COMITÊ CRITICA: 'ESTAMOS INGERINDO ÁGUA POLUÍDA'


Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

No dia nacional em defesa do Rio São Francisco, celebrado nesta quarta-feira (3), o coordenador do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco criticou a imensa quantidade de baronesas em alguns trechos do rio, um dos mais importantes cursos de água do Brasil.

Apesar da cheia do rio, que está com grande volume de água, o acúmulo baronesas foi notado no município de Paulo Afonso, e a situação preocupa, já que elas indicam poluição.

"O comitê tem acompanhado e tem visto que, além dos problemas que o acúmulo de baronesas tem gerado, nós sabemos que isso é consequência do lançamento de esgoto nos afluentes sem nenhum tratamento pelo municípios ao longo do São Francisco. Isso é prejudicial para a economia e também para a saúde das pessoas porque, teoricamente, nós estamos ingerindo água poluída", explica Julianeli Lima, coordenador do comitê.


Além da importância da conscientização da população, Lima também falou sobre a necessidade de investimentos em projetos de revitalização do rio.
"É muito importante que haja um investimento, e o comitê está fazendo isso, discutindo alternativas para que os projetos hidroambientais sejam executados, e consequentemente minimizarmos esse problema", destaca.

São 507 município banhados pelo São Francisco. O rio tem nascente geográfica no município de Medeiros (MG) e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Na Bahia, o São Francisco atravessa o estado, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem