EDITORIAL: " A MATEMÁTICA NÃO MENTE, MENTE QUEM FAZ MAL USO DELA". O BRASIL NÃO OCUPA A 2ª POSIÇÃO EM CASO DE MORTES NO MUNDO . È FAKE NEWS !!!




Por. Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor de Matemática licenciado 

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Temos visto e ouvido  pela mídia, a maioria delas da esquerda enchendo o peito e anunciando em alto e "bom som",  que o Brasil ocupa hoje o segundo lugar nos casos de mortes pelo coronavirus comparados com os demais países. Confesso que até hoje me segurei, mas como professor da ciência matemática não posso me furtar a explicar aqueles que "odeiam" números , ou melhor que sempre detestou a matemática, em especial, e com  todo respeito a "alguns jornalistas"  que insistem em divulgar o que não está correto. 

Vamos la! 

Primeiro é preciso diferenciar o que sejam NÚMEROS RELATIVOS e NÚMEROS ABSOLUTOS . 

O valor relativo de um algarismo dependerá da posição em que ele se encontra, ou seja, da sua ordem. Por esse motivo, valor relativo é chamado também de valor posicional.

Exemplo: No número 1563, observe que o algarismo 5 é de terceira ordem, ou seja, a ordem das centenas, portanto, o valor relativo ou posicional do algarismo é 500. Já o algarismo 6 ocupa a ordem das dezenas e, portanto, o seu valor relativo é 60.

O valor absoluto de um algarismo não está associado à posição em que ele se encontra no número, isto é, não depende da posição que ele ocupa, pois representa sua própria quantidade

Exemplo: No número 1563, o algarismo 5 possui valor absoluto 5 assim como o algarismo 6 possui valor absoluto 6. Ou seja, representa a sua quantidade. 

Elucidado a dúvida entre os valores Relativos e absolutos, vamos aos números da pandemia no mundo . Vamos tomar por exemplo a comparaç~çao entre o Brasil e a Espanha.

A rede globo anunciou que o Brasil possui 43.332 mortes e que ocupa hoje o segundo lugar no mundo . A  Espanha apresenta 27.136 mortes.

De fato se você olhar só os valores absolutos verá que a matemática te ensinou que 43.332 é maior que 27.136 mortes, e dessa forma o Brasil está na frente da Espanha ,  porem em números relativos, se você analisar a população da Espanha que  possui 49.940.000 habitantes e a do Brasil que possui 209.500.000 habitantes e  verá que em termos de percentagem , o Brasil possui (0,020684)%   mortes e a Espanha (0,054337%). Portanto , o resultado é o contrário. A Espanha em números de mortes esta á frente do Brasil .

Enfim, o Brasil em números absoluto (que não representa posição ) pode estar em segundo lugar , mas em números relativos(que representa a posição)  ocupa a 23ª posição no mundo.

Como dizia Albert Einstein :"A MATEMÁTICA NÃO MENTE, MENTE QUEM FAZ MAL USO DELA"

Espero ter contribuído para que o jornalismo brasileiro, em especial a esquerdista,  possa passar as informações a população de forma verdadeira e que reflita a veracidade dos fatos e não ficar tentando enganar por puro ideologismo partidário. 

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem