BLOG DO PROFESSOR DESMASCARA MAIS UM FAKE NEWS



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Circulou recentemente pelas redes sociais e grupos de whats app um vídeo onde mostra funcionários de um hospital de uma cidade abrindo caixas contendo garrafas de álcool em gel e dentro das mesmas “areia”.

Diante da grande repercussão do fato que gerou m muita indignação e revolta da população, a equipe do professor TM resolveu investigar mais essa noticia e trazer aos seus leitores a verdade.

Mais um vez em consulto ao site :www.boatos.org ,descobrimo a verdade. Segundo o vídeo os governos dos Estados da Bahia e de Pernambuco estriam distribuindo ás secretarias de saúde dose seus respectivos municípios, caixas recheadas de "areia" e com apenas dois litros de álcool em gel em cada caixa. Ainda de acordo com a publicação isso se trataria de u golpe. Vejam o texto da noticia que circulou nas redes sociais:

Versão 1: "GOVERNO DE PERNAMBUCO ENVIA CAIXAS CHEIAS DE AREIA PAR OS GOVERNOS DOS MUNICÍPIOS. GOVERNO DE PERNAMBUCO ENVIA CAIXAS COM DUAS GARRAFAS DE ÁLCOOL E CHEIA DE AREIA PARA OS MUNICÍPIOS. Olha o presentinho que o governador de Pernambuco Paulo Câmara lenta, distribuiu no Estado, em várias cidades.  Repare só na Sacanagem!

Versão 2:" Olha que absurdo!.. caixas que deveriam vir cheias de álcool  para desinfeção  das unidades de saúde do Recife, vem cheias de areias.Isso qeu dá estado governado pelo PT ".

Versão 3:"Governo do rio Grande do norte manda caixas cheias de Areia  e apenas 2 garrafas  por vc  caixa que deveria conter no mínimo 10 unidades corrupção na veia".

Mas será que essa versões são verdadeiras? a resposta é NÃO! trata-se se de mais um FAKE NEWS! 

Vamos aos fatos!!

Para inicio de conversa as publicação possuem características típicas de fake News , elas são vagas, alarmistas, possuem erros grosseiros de português, pedidos de compartilhamentos e não citam fontes confiáveis.

Vamos analisar por versões : a primeira que fala sobre pernambuco não tem nada de real. O governo de pernambuco afirmou eu o vídeo não foi gravado no estado pernambucano e afirmo que o governo do Estado distribui o álcool em embalagens de 5 litros, 500 ml , e 100 ml  e de marca difrente da que aparece no vídeo.

A segunda versão que cita Rio Grande do Norte também foi desmentida. O vídeo de fato foi gravado no estado no Hospital Regional do Seridó, no município de Caicó.  Acontece que esse material não foi dado pelo governo do Rio Grande do Norte, e muito menos a areia é uma tentativa de fraude. Os produtos foram enviados pelo Ministério da Saúde, já a suposta "areia" nada mais  é do que "grânulos" para absorção de líquidos inflamáveis, eles acompanham os produtos para evitar um possível acidente caso os frascos se rompam e deixem vazar o álcool .

Portanto, a noticia fantasiosa que circulou nas redes sociais não passa de mais uma mentira ou no modismo popular,  um FAKE NEWS.


Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem