ARTIGO: COMO PEDIR APOSENTADORIA PELA INTERNET? - PEÇA SUA APOSENTADORIA SEM SAIR DE CASA!




Por: Dra. Adrielly Scrobot 
Advogada Especialista em Aposentadoria 

1. O que devo fazer para pedir a aposentadoria?

Muitas pessoas não sabem como pedir sua aposentadoria, acreditam que se trata de um procedimento complexo, mas hoje vou mostrar como é bastante simples.

Nesse artigo vou mostrar de forma muito didática como funciona o sistema Meu INSS feito para que você possa pedir sua aposentadoria.

Fique comigo até o final e vai saber o procedimento a ser adotado e provavelmente vai conseguir pedir sua aposentadoria sem sair do conforto de sua casa.

2. O que fazer antes de pedir sua aposentadoria ao INSS.

Caro  leitor, aconselho que leia o passo a passo que fiz para explicar como simular o tempo de contribuição que você possui e quanto tempo falta para sua aposentadoria.

Após ler o passo a passo acima já sabe quanto tempo de contribuição possui aproximadamente e qual modalidade de aposentadoria deve pedir ao INSS.

Agora falta separar os documentos necessários para formalizar o seu pedido de aposentadoria, aconselho a separar e digitalizar os seguintes documentos:

Identidade e CPF;
Comprovante de residência;
Documento de atividade especial
Documento de atividade Rural
Requerimento escrito (escreva a caneta ou no computador com suas palavras explicando tudo que achar necessário sobre sua aposentadoria).
Documento de serviço militar;
Guias de pagamento de contribuição autônoma

Não se preocupe se não souber o que é um dos documentos ou caso não tenha esse documento disponível no momento do pedido, poderá pedir a revisão da aposentadoria no futuro quando estiver em posse do que faltou.

É necessário digitalizar os documentos para juntar no pedido de aposentadoria, é muito simples, pode fazer usando o seu celular, baixe um programa chamado Adobe Scan para lhe ajudar, se não conseguir pode tirar fotos com seu celular e após converter em pdf em sites de forma online.

Aconselho a pedir sua aposentadoria mesmo que falte algum documento ou informação, pois o pagamento é feito desde a data do pedido, se demorar um ano para pedir, em tese, perderá um ano que poderia ter recebido, e se o benefício for negado por falta desse documento poderá apresentar recurso e o documento ou pedir outro meio de suprir a falta dele.

3. Passo a passo de como pedir aposentadoria pela internet

Para começarmos é necessário acessar o sistema Meu INSS, clique aqui, pois é nesse sistema da previdência que você fará o pedido.

1º passo: acesse o sistema Meu INSS:



 2º passo: após selecionar a opção “ENTRAR” chegará na tela abaixo:



 passo: se você ainda não fez seu cadastro no sistema, deverá parar esse passo a passo e realizarAgora, basta inserir seu login e senha e acessar o sistema, aparecerá a seguinte tela:R” chegará na tela abaixo:



4º passo: na tela acima vai selecionar a opção Pedir Aposentadoria, após você será redirecionado a tela abaixo:


5º passo: na tela acima selecione a modalidade de aposentadoria que melhor se adapta ao seu caso, na consulte esse artigo sobre simulação.

Contudo, não se preocupe já que o INSS tem a obrigação legal de lhe conceder a aposentadoria mais vantajosa e mesmo que não faça como já expliquei no artigo sobre revisão, que citei acima, poderá pedir em momento futuro a correção sem qualquer problema.

Após escolher a opção de aposentadoria que acha mais vantajosa o sistema pedirá para atualizar seus dados, faça de forma muito correta, principalmente quanto ao e-mail e telefone, o INSS tem preferência para lhe comunicar sobre qualquer coisa por e-mail, fique atento ao seu.

 passo: após escolher a modalidade de aposentadoria e atualizar seus dados, chegará na tela abaixo:



 passo: na tela acima deve selecionar a opção “AVANÇAR”, após deverá responder as algumas perguntas:

a) possui tempo especial?
b) possui tempo rural?
c) possui tempo trabalhado em outro país (no exterior)?
d) já trabalhou como professor?
e) já trabalhou como militar?
f) já trabalhou como servidor público da União, Estado ou Município?
Novamente não se preocupe, caso não saiba responder ou não tenhas os documentos disponíveis agora, poderá revisar seu benefício no futuro.
g) em alguns casos aparecerá a pergunta: “caso não possua o tempo de contribuição integral, você concorda com a aposentadoria proporcional? ”
Aconselho a responder não! Essa modalidade de aposentadoria é muito prejudicial em questão de valor, se o INSS negar seu benefício, leve o caso a um advogado especializado em direito previdenciário para que ele averigue se essa é uma boa opção para você, pois as vezes é melhor esperar mais tempo e aposentar com um valor melhor.

8º passo: após concluir a etapa anterior você chegará na tela abaixo:



Isso quer dizer que se no dia do pedido da aposentadoria não possuir direito o INSS pode atualizar a data para o dia em que o servidor está analisando o seu processo de aposentadoria, aconselho selecionar sim, se achar que o INSS errou poderá proceder com a revisão do seu benefício e claro receber as diferenças atrasadas.

 passo: após terminar o passo anterior chegará na tela abaixo:




Nessa tela você deve preencher os dados solicitados e após anexar os documentos que mencionei no começo do artigo, basta rolar a tela.


Novamente afirmo, caso não tenha algum dos documentos listados não se preocupe, pode revisar sua aposentadoria no futuro. Se possui qualquer documento que não está listado na tela acima, mas acha interessante juntar, escolha a opção “Outros documentos”.

10º passo: após terminar de anexar os documentos e selecionar a opção avançar:

a) chegará em uma tela onde é necessário informar seu CEP para escolher agência do INSS mais próxima de sua residência;
b) após deverá escolher uma agência bancária para receber sua aposentadoria, escolha a mais próxima de início mesmo que não tenha conta bancária lá.
c) após aparecerá uma tela com o resumo do seu requerimento de aposentadoria, você deve selecionar a opção na caixa em branco, para confirmar que as informações inseridas no pedido são verdadeiras.



11. Fim! Agora você terminou seu pedido de aposentadoria pelo sistema Meu INSS, muito simples!

Fique atento as mensagens de texto no seu celular, principalmente ao e-mail que você informou no requerimento da aposentadoria, o INSS prefere usar o e-mail para se comunicar com você, caso eles façam alguma exigência ou outra solicitação.

Cuidado, não é normal que o INSS ligue para você, e caso o façam não pedem informações bancárias, desconfie de qualquer ligação e na dúvida confira no sistema Meu INSS e ligue no 135.


Fonte: Conjur

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem