MOMENTO DE REFLEXÃO COM AUGUSTO CURY : " O CÓDIGO DE DEBATES DE IDEIAS "




Por: Augusto Cury
Psiquiatra e Psicoterapeuta

Código de debates de ideias 

O código de debates de ideias é o alicerce do processo de formação de pensadores o segredo que fundamenta intelectos livres, destemidos, intrépidos, seguros, participativos. É o código que habilita a trabalhar e equipe, interagir, trocar experiencias, romper o cerco da insegurança.

Que decifra o código do debate de ideias esfacela a timidez e o recicla o complexo de inferioridade, supera o medo do novo, enfrenta com dignidade a crítica, tem ousadia para refazer rotas. É o código que imprime determinação e capacidade de lutar pelo que cremos e amamos. È o segredo intelectual e emocional que jamais nos permite consignar nossa liberdade de ser e nem hipotecar nossa liberdade de agir.

Decifrar o código de debates é fundamental para o sucesso dos profissionais de uma empresa ou de um profissional liberal. Sem decifra-los, produziremos servos e não líderes, contrairemos o potencial intelectual.

O código de ideias deveria fazer parte do catálogo intelectual diário de alunos, professores e pesquisadores tanto das universidades ocidentais quanto orientais. Mas, infelizmente, esse catálogo tem sido escasso. Priorizamos o acúmulo de informações e não o debate. Priorizamos respostas prontas e não a arte da dúvida.

Embora haja diversas exceções, a fogueira de vaidade que impera em muitas universidades é espantos. Ouço coisas incríveis pelos países que viajo. O templo do conhecimento em alguns casos, não é menos rígido nem dogmático do que certos templos religiosos.

A competição predatória, o controle do pensamento e a contração do debate de ideais tem penetrado nas entranhas de muitos templos do conhecimento ou universidades. A cultura informativa não tem alicerçado a sabedoria e o desprendimento. Os professores universitários são poetas da educação. Muitos livres, generosos, amam o debate, amam o mundo das ideias, mas o sistema educacional frequentemente está doente.

Neste sistema, ter ideia diferentes, propor novas linhas de pesquisa, quebrar paradigma, deveria ser motivo de aplausos na academia, mas nem sempre o é. /e muitos casos o pensamento que diz em terra de cego quem em um olho é rei , precisa ser corrigido. É objeto de ameaça, inveja e escárnio.

Extraordinário pensadores foram e tem sido asfixiados em ambientes nos quais não se decifraram o código do debate de ideias.



Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS