COMUNITÁRIO FAZ QUESTIONAMENTOS A SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE CONTRATAÇÃO DE CLINICA OFTALMOLÓGICA DE PETROLINA


foto reprodução whats app

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

O comunitário David Cardoso Neto questiona sobre a contratação da empresa do ex-prefeito de Petrolina pela secretaria de saúde de Juazeiro. Vejam abaixo

"Eu, DAVID CARDOSO NETO, cidadão Juazeirense, após observados alguns questionamentos nas mídias sociais a respeito da contratação da empresa LÓSSIO E SARAIVA SERVIÇOS MÉDICOS, de propriedade do ex prefeito de Petrolina, Sr. Júlio Lóssio, por inexigibilidade de licitação, solicitei a Secretaria de Saúde do Município, conforme protocolo datado de 25/03/2020, cópia de todo o processo, a fim de que fossem esclarecidos os serviços contratados e seus respectivos valores.

Em 02/04/2020 a senhora Secretária de Saúde Dra. Fabíola Ribeiro me respondeu informando que a solicitação deveria ocorrer através do Portal da Transparência do Município. Solicitação efetuada nessa mesma data, com previsão de resposta em 22/04/2020 e posteriormente prorrogada para 10/05/2020.

A resposta recebida em meu e-mail no dia 08/05/2020 mostra entre outras coisas o orçamento apresentado pela empresa, de acordo com a tabela do SIGTAP/SUS, descreve os serviços a serem prestados e suas quantidades, além de informar sobre a disponibilidade de unidade móvel para consultas e consultório no Instituto de Olhos do Vale do São Francisco.

Informa ainda que a Procuradoria Geral do Município apresentou Parecer favorável a contratação, sendo a empresa em questão a única a apresentar documentos de credenciamento.

O município de Juazeiro está há anos carente de serviços oftalmológicos, e o que se pedia aqui eram esclarecimentos a respeito da contratação. Ocorre que, para minha surpresa, veio também a confirmação de que A CONTRATAÇÃO FOI CANCELADA.

É certo que atualmente tudo gira em torno do Corona Vírus, o que para mim é um tremendo absurdo, haja vista os demais problemas de saúde continuarem a existir. Mas, se as autoridades sanitárias assim consideram como mais urgentes não colocarei esse assunto em discussão. Porém, é certo e esperado que a vida volte ao normal em breve, podendo os atendimentos contratados serem prestados a população, e seus pagamentos sendo efetuados conforme os serviços prestados.

Fica, portanto, o meu questionamento:

POR QUE O CONTRATO FOI CANCELADO?

Causou-me estranheza essa situação, pois se o processo estava obedecendo todos os trâmites legais, qual a razão de invalida-lo?
O que havia por trás dessa contratação que não suportou um único pedido de esclarecimentos?
Como assim prefeito?
Como assim senhora Secretária de saúde?
Como fica a população que necessita desses serviços?
É o que se quer saber agora...



Segundo o comunitário a Secretária de saúde enviou e-mai respondendo ao questionamento de David Cardoso afirmando que o contratação  havia sido  cancelado e enviou copia da publicação no Diário Oficial conforme abaixo : 

NOVIDADES SOBRE A CONTRATAÇÃO DA EMPRESA DO EX PREFEITO DE PETROLINA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE JUAZEIRO.


Para surpresa de David Cardoso a contratação foi feita de novo no dia 04 de maio de 2020 conforme copia da publicação abaixo:

Após dias de enrolação para fornecer as informações por mim solicitadas referente ao Processo Administrativo 173/2020 que trata da contratação da empresa LÓSSIO E SARAIVA SERVIÇOS MÉDICOS, a Secretaria de Saúde me respondeu por e-mail informando que a contratação ora questionada foi cancelada, enviando inclusive cópia da publicação no Diário Oficial.

O que a Secretaria de Saúde não informou é que a contratação foi feita novamente, no dia 04/05/2020 com outro número de processo.

Fica portanto, o seguinte pedido de esclarecimentos que será feito formalmente através do Portal da Transparência:

Por que o processo questionado foi cancelado se outro com as mesmas características foi feito em seguida?
Por que gerar um novo número de processo e ocultar essa informação quando solicitado o detalhamento da contratação?
A quem essa Secretaria e esse governo de faz de conta pensa que engana?

Exijo resposta!!




Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem