BLOG DO PROFESSOR NO COMBATE AS FAKE NEWS : VÍDEO QUE CIRCULA NAS REDES SOCIAIS ATRIBUINDO AO PROTAGONISTA SER DONO DO GRUPO CARREFOUR É FAkE NEWS



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Corre pelas redes sociais e grupos de whats app um vídeo onde aparece um “suposto” “Dono do grupo Carrefour”, anunciando a demissão  de 60% dos seus funcionários por conta da pandemia do coronavirus

Após receber na nossa redação esse vídeo, a nossa equipe  tratou logo de averiguar a veracidade da informação e consultamos um dos maiores sites de identificação de "Fake News "chamado "Boatos.org" e constatamos que o vídeo que circula pela redes sociais não passa de "mentira' . 


Observe que no video aparece um cidadão se intitulando empresário dentro de um veiculo e anunciando que estava chegando a empresa para demitir 60% dos empregados . Há uma legenda no vídeo atribuindo a ele a propriedade do grupo Atacadão/Carrefour . 

A história que aponta o dono do grupo Carrefour/atacadão criticando quarentena do coronavirus e disse que iria demitir 60% de seus funcionários é FALSA . O empresario que gravou é outro e não se trata do grupo Carrefour. 

A assessoria do Carrefour reforça que os protagonistas dos vídeos não têm nenhuma ligação com o Grupo Carrefour.

Uma mensagem diz: "Dono da rede Atacadão, Carrefour. Vale a pena assistir ... Isso sim, deveria ter uma repercussão do povo e ter o maior quebra panela!!" Outra mensagem diz: "Esse é o presidente da Rede Atacadão. Veja o que pensa sobre a manobra política que tenta desestabilizar a economia... O cara emprega milhares de pessoas..."

Os homens que falam nos diversos vídeos nem sequer se parecem com o diretor-presidente e CEO do Atacadão, José Roberto Meister Müssnich. Outro detalhe que denota a falsidade das mensagens é que o presidente do Carrefour é francês. Noël Prioux, CEO do grupo, até fala português, mas com um sotaque estrangeiro característico.

"Nesses últimos tempos, alguns perfis estão se passando por executivos do Grupo Carrefour Brasil e divulgando vídeos opinativos em redes sociais. Reforçamos que informações sobre a empresa são divulgadas em fatos relevantes, pela área de Relações com Investidores da companhia, e por meio dos canais oficiais", afirma, em nota, o Grupo Carrefour.


VIDEO FAKE NEWS




Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem