DICA DO PROFESSOR : ATENÇÃO!! MANTER ÁLCOOL 70ºC DENTRO DE VEÍCULOS PODE PROVOCAR INCÊNDIOS


foto whats app - Veiculo pegou fogo por guardar álcool gel 70 no seu interior 

Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Olá caríssimo(a)s leitore(a)s,

Alerta muito importante para todos que possuem veículos,  seja de que natureza. Com a pandemia do novo coronavirus a população entrou e paranoia total ao ponto de exagerarem nos cuidados com a transmissão do vírus e um desses exageros é o de guardar o álcool gel ou liquido 70ºC no porta luvas, console ou outro local qualquer dentro do carro.

Lembrem-se, o álcool é um produto extremamente volátil e de fácil combustão e portanto deve ser mantido armazenado  em recipientes muito bem fechado ou lacrado, pois se houver qualquer ruptura na embalagem, o álcool irá exalar e permanecer no interior do veículo  totalmente fechado e caso o usuário seja um fumante ao entrar no interior seu interior o cigarro acesso pode ocasionar uma acidente grave, pois em contacto com o cigarro o álcool volatizado dentro do carro poderá provocar um processo de combustão e provocar chamas que irão se espalhar por todas as partes internas do veículo que servirão como combustível. 

Outro fator relevante que deve ser levado em conta é que o veiculo exposto a varias horas sob o sol a uma temperatura muito elevada pode internamente aumentar muito a temperatura interna do veiculo podendo a chegar a mais de 80ºC  e caso haja álcool guardado dentro do veiculo o mesmo poderá também entrar em combustão. 

A nossa redação recebeu  um áudio seguido de uma imagem em foto onde um cidadão relata uma ocorrência . Veja o que ele diz no áudio :


Essa foto ai não é Facebook nem fake Nwes , esse ai foi o carro do marido de uma tenente que trabalha aqui na engenharia, ele deixou o álcool gel no porta-treco , estacionado e foi trabalhar e alguns minutos depois gritaram ele que o carro dele estava pegando fogo , pois o álcool que estava ali entrou em combustão, então cuidado com isso , que tiver usando álcool dentro do carro tira e divulguem para tuas filha , teus  genros e amigos.

Vale lembrar !!!

triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários para que haja uma combustão. Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente. Hoje em dia usa-se também o Tetraedro do Fogo, onde além de CALOR, COMBUSTÍVEL E COMBURENTE também tem a reação em cadeia.

Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.

Comburente: É associado quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigênio é o principal comburente) .

Energia de ativação ou ignição: É o calor necessário para iniciar a reação , após a ignição a própria reação torna-se a fonte de calor.


Foto e fonte: Wilkipédia

Para ler outras matérias  acesse, www: professortacianomedrado.com

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem