FUTURO PRESIDENTE DO STE , LUIZ ROBERTO BARROSO DIZ QUE MUDANÇA NAS ELEIÇÕES SÓ OCORRE POR PEC; SENADOR APRESENTA PROPOSTA


Da Redação
Prof. Taciano Medrado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que presidirá o Tribunal Superior Eleitoral a partir de maio, disse que adiamento das eleições municipais deste ano, por razão da crise do novo coronavírus, só pode ser decidido pelo Congresso, por meio de emenda constitucional.

Barroso divulgou nota e assegurou que a saúde pública é o bem supremo a ser preservado no país e tudo o que possa impactá-lá deve ser adequadamente avaliado. 

"A constituição prevê a realização de eleições no primeiro domingo de outubro. A alteração dessa data depende de emenda constitucional. Portanto, não cabe a mim, como futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cogitar nada diferente nesse momento", explica em nota segundo o Jota.

Luis Roberto ainda disse que se o Poder Legislativo vier a alterar a data, o órgão vai trabalhar com a nova realidade. Além disso, ele acredita que se o adiamento acontecer, que seja apenas pelo prazo necessário e inevitável para que as eleições sejam realizadas com segurança para a população.

O Senador pelo Piauí Elmano Ferrer (Podemos) já apresenta Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para estender os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores por dois anos. Com isso eleição deste ano ficaria cancelada, e a de 2022 incluiria todos os cargos eletivos.

Fonte: G1
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENQUETE

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV