ENTIDADES CLÍNICAS ALERTAM PARA QUALIDADE DE REAGENTES DOS TESTES PARA CORONAVÍRUS



Da Redação
Prof. Taciano Medrado

Entidades clínicas alertaram, em comunicado oficial, nesta sexta-feira (20), para a a escassez em escala mundial de reagentes por conta da alta demanda dos testes diagnósticos em decorrência do coronavírus. Com isso, apontou o risco de o país ser abastecido com "reagentes de qualidade não condizente a boa prática dos laboratórios clínicos". 

"Lembramos que um teste diagnóstico antes de ter seu uso liberado é avaliado sob inúmeros aspectos, que começam com as boas práticas de fabricação, passando pelo crivo das agências regulatórias dos países onde são comercializados e culminando com a validação laboratorial (metodológica) e a validação clínica pelos laboratórios que executam os exames", explica em um trecho do comunicado. 

Por fim, ainda alerta que "médicos, laboratórios e pacientes devem ter extremo cuidado com testes de procedência duvidosa,  fornecedores desconhecidos ou ainda que sejam realizados em condições onde não haja a garantia explícita da qualidade do resultado". 

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Análises Clínica (SBAC), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) assinaram o comunicado oficial.

 Fonte: Bahia Noticias
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem