SECRETARIA DE SAÚDE DE JUAZEIRO - " A DOR QUE DOE NOS OUTROS NÃO DOE EM MIM"

Mães do lado de fora da UPA sem poder acompanhar seus filhos 
Da Redação
Prof.Taciano Medrado 

Caríssimos leitores do BlogTM , hoje vivenciei na pele o que é se sentir um "lixo humano". Voces entenderão o por que desse meu desabafo. Leiam  meu relato abaixo:
O RELATO
As 12:45 minutos a esposa de meu amigo , o jornalista e radialista Augusto Justo , mais conhecido por Erry Justo do programa Transnwes da Radio Juazeiro , FM 99.9 , me ligou pedindo pra socorrer  Erry Justo que estava passando mal com vômitos e pressão alta e sem se alimentar desde da madrugada.  Imediatamente me dirigir a casa dele e de lá fomos a UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro localizado as margens da BR 407 ao lado  do  bairro Castelo Branco.

Ao chegar na unidade hospitalar , nos dirigimos a entrada do setor de emergência , pra surpresa minha de cara o agente de portaria foi logo dizendo:" quanto anos ele tem ? Eu falei a idade de Justo e ele me disse : então ele tem que entrar sozinho , pois só permitido acompanhante para pessoas maiores de 60 anos". Eu então disse : "deixe-me leva-lo ao atendimento e eu me retiro ", o agente foi seco: "Não senhor , o senhor não pode passar da porta". Eu falei: tudo bem ! e mesmo com dificuldades Augusto foi lentamente e sozinho para a fila de atendimento sendo obrigado a ficar de pé , quando eu poderia fazer os procedimentos padrões de atendimento com identificação dele .

Ao sair , percebi uma dezena pessoas , sentadas em umas cadeiras absurdamente desconfortáveis , duras e no sol . Dai eu perguntei : " O que as senhoras estão fazendo aqui fora? " 
E elas me responderam que eram acompanhantes de filhos, esposos , esposas, pais e mães que estavam ali por que foram impedidas de acompanharem seus entes queridos . acreditem no que vou relatar , tinha uma mãe ja idosa que estava la sentada nessa cadeira desde de ontem a noite , ou seja , passou a noite no calor , com  muriçocas , sem sequer se alimentar , nem  água foi oferecida . 

Tomei duas atitudes : primeiro mudei as cadeiras de lugar , tirei-as do sol e coloquei na parte de cobertura de eternit , menos quente que a da tenda de lona plastica que mais parece uma sauna. E a segunda , foi de comprar água mineral e distribuir com senhoras que pelo seu semblante já se notava o quanto estavam exaustas , aguardando que chegasse as 15:00h que é o horário de visitas para poder ter alguma noticia dos seus familiares.

OBS: Durante as 2 horas que permaneci la na UPA , nenhuma servidor veio do lado de fora fornecer quaisquer informações sobre os pacientes aos familiares .

Então , tomei a iniciativa de gravar os videos abaixo , a pedido e autorização de todas as mães,  pra denunciar o caos por que passa a saúde do município de Juazeiro . Dessa vez eu mesmo senti na pele a dor que nos imaginamos que só doe nos outros.

As 15:45 h , Erry Justo foi liberado do período de observação e ao deixar o local,  mais pessoas estavam chegando e aumentando o rol dos  desassistidos . 

A senhora secretária de Saúde pode vir a programas de radio , TV , Blogs tentar justificar e defender seu patrão , o prefeito desastroso e incompetente Paulo Bomfim  , fará somente papel ridículo de querer defender o "indefensável" . 

Aos vereadores de Juazeiro , sem nenhuma exceção , volto a dizer, procurem logo fazer um "pé de meia",  nesses 14 meses restantes pois ficarão desempregados .

Preparem logo cada um seu Curriculum  Vitae , pois a partir Janeiro de 2021 , acabou a mamata.



ASSISTAM OS VIDEOS ABAIXO!



Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem