QUAL O VERDADEIRO PAPEL DO SECRETARIO E DO ASSESSOR DO PREFEITO DE JUAZEIRO?



Da redação

QUAL O VERDADEIRO PAPEL DO SECRETARIO E DO ASSESSOR DE  PREFEITO DE JUAZEIRO?

Essa é a pergunta que todo cidadão, imbuído das prerrogativas legais e constitucionais deveria se fazer antes de aceitar ser um secretário ou assessor de algum gestor público municipal.

Após um pleito eleitoral, onde a população escolhe em voto um prefeito, e que deposita  também a sua confiança não apenas nos candidatos, mas em toda a equipe de secretários e assessores que esse prefeito ira formar. Espera-se que a escolha dessas pessoas denominadas de “cargos comissionados “ou “cargos de confiança”,   seja feita de acordo com critérios técnicos  . 

Evidentemente que no Brasil não há uma norma regulamentadora legal para que o prefeito nomeie, e ele faz como quiser.  Porém, cabe a sociedade acompanhar se o perfil dos nomeados e a reputação seja compatível com a função.

O secretário municipal, é escolhido pelo prefeito para orientar, coordenar e executar as atividades dos órgãos administração municipal, na área de sua competência; referendar os atos e os decretos do Prefeito e expedir instruções para a execução das leis, dos decretos e dos regulamentos relativos as suas respectivas pastas.

Ao Assessor do prefeito, compete a função de conceder o seu conhecimento, orientando e esclarecendo o prefeito nas questões relativas a diversas áreas da administração pública. Dentre as atribuições do assessor está a ser o elo de ligação entre o povo e prefeito, ouvindo as suas demandas e buscando envidar esforços no sentido de resolver ou ameniza-los, utilizando sempre do espirito de servidor público.

Diante do exposto, a pergunta que se faz é: Estão os secretários e os assessores do prefeito Paulo Bonfim cumprindo fielmente com suas atribuições?

Pelo que se tem observado, a resposta é NÃO!

O Comportamento dos assessores e de alguns secretários municipais são totalmente diferentes do que lhes atribuem a função do cargo , limita-se  apenas a defender o prefeito em redes sociais a todo custo, e ocultando as mazelas da sua administração, quando deveria auxilia-lo, orientando-o no caminho do acerto. E o mais grave, utilizam o expediente para tal fim.  

Agem como subservientes e na defesa dos seus empregos e salários fora do padrão normal do resto dos profissionais da cidade. Esquecem de quem paga seus salários é o povo e não o prefeito, esse apenas tem poderes outorgados para tal.

Pensam, tais “cargos comissionados “, que agindo dessa forma, estão ajudando a si e  ao  prefeito, pelo contrário, estão contribuindo para o fracasso da sua administração e abreviando a sua vida política . 

Prof. Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor e cidadão juazeirense

1 Comentários

  1. Os velhos lobos e a política...

    Se você alimentar um cachorro durante três dias ele vai lhe ser grato por trinta anos... se você alimentar esses políticos profissionais por trinta anos, em três dias eles vão esquecer do eleitor!

    Cansado de circo e pingue-pongue?

    AVANTE!
    LIMPE Juazeiro com:
    L egalidade.
    I mpessoallidade
    M oralidade.
    P ublicidade.
    E ficiência.

    AVANTE 70!
    Capitão MOREIRA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem